O Plano Nacional de Cinema (PNC) – https://pnc.gov.pt/ – é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão integra o Plano Nacional de Cinema desde o ano letivo de 2015/2016.

Lista de Filmes do Plano Nacional de Cinema integra uma coleção de filmes portugueses e internacionais e/ou coproduzidos por Portugal e/ou em Língua portuguesa, e constitui-se como um recurso que é disponibilizado a todas as escolas inscritas no PNC.

Tendo como referencial curricular base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a coleção de dossiês pedagógicos do PNC destina-se a apoiar o trabalho dos docentes na formação de públicos escolares para a área do cinema, permitindo-lhes adquirir os instrumentos básicos de compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, possibilitando a criação do hábito de ver cinema ao longo da vida, e valorizando o cinema enquanto arte junto das comunidades educativas.

Os filmes são disponibilizados gratuitamente às escolas inscritas no PNC, através da Plataforma de Filmes do PNC, um serviço em streaming operacionalizado em ambiente escolar, e/ou através de exibições em sala de cinema.

2016/2017
A Escola tem um papel fundamental na promoção da igualdade de condições de acesso à informação e de oportunidades de aprendizagem. Capacitar os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média deve ser uma ação prioritária da Escola que valoriza a Literacia para os média. O conhecimento de obras cinematográficas, oferece aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade; o seu uso, como prática educativa, promove o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais, sendo a leitura e análise de imagens, em conjunto com as ferramentas utilizadas pelo cinema, os meios utilizados para esse diálogo multidisciplinar. Em cada sessão de cinema, novos olhares, novas sensações e experiências se renovam e se fortalecem, gerando reflexões que se prolongam por toda a vida. Os universos reais e fictícios projetados numa tela do cinema simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que mais tarde podem e devem ser discutidos e ampliados por meio de debates com a comunidade escolar. Assim, pelo exposto, justifica-se a continuação deste projeto no nosso Agrupamento, alargado também este ano ao 2ºciclo, em que o cinema será um meio privilegiado de interculturalidade e uma estratégia motivadora para o ensino/aprendizagem, proporcionando uma nova oportunidade para a ligação mais estreita entre a educação e a cultura.
2017/2018
O Agrupamento teve o privilégio de participar no PNC, com resultados bastante positivos do ponto de vista pedagógico e científico, e por isso continua a considerar este projeto essencial para a dinamização da literacia e para o desenvolvimento cultural individual e coletivo. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida. Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que são discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar. Com sua clara versatilidade, a linguagem cinematográfica poderá também compreender, mecanismos de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes visuais. A disseminação da formação para exploração do cinema como ferramenta pedagógica e de enriquecimento da capacidade de leitura, interpretação e reflexão é fundamental para promover o conhecimento e o interesse por novas conceções de vida e de organização socio-afetiva. Neste sentido, a integração no PNC e a formação que possa ser facultada às escolas é uma excelente opção, multiplicando o número de observadores/espectadores atentos e críticos de cinema.
O Plano Nacional de Cinema constitui um excelente meio para desenvolver nos alunos múltiplas capacidades e conhecimentos, permitindo educar para os valores, e em particular para a cidadania e para a estética, por isso o Agrupamento não pode prescindir da participação neste projeto do PNC. O cinema tem uma linguagem própria e nunca poderá ser substituído pelos outros meios audiovisuais. Além disso, entre outras virtudes, potencia o diálogo, a construção do espírito crítico, a interdisciplinaridade. Gostaríamos de desenvolver, pelo 5º ano consecutivo de participação no projeto, Ciclos de Cinema no Agrupamento (da Pré ao Secundário), criando pontos de confluência entre a sala de aula, a biblioteca e a comunidade, nomeadamente divulgando o cinema nas pequenas localidades do Concelho de Santa Comba Dão, tornando os alunos agentes dessa divulgação, em horário extracurricular. Pretendemos privilegiar temas como “Direitos Humanos”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Discriminação”, priorizando curtas-metragens, o cinema documental e de ficção, reforçando a autonomia e flexibilidade dos alunos, conforme ao plano nacional de educação.
2018/2019
A continuidade da participação no Plano Nacional de Cinema e a formação que possa ser facultada à escola/docentes continua a ser uma excelente aposta do nosso Agrupamento, procurando sempre multiplicar o número e a qualidade dos espectadores. O projeto fomenta a interdisciplinaridade e a discussão conjunta, abrangendo várias áreas curriculares e não curriculares, utilizando para isso o cinema como instrumento de motivação para novos conteúdos, consolidação dos programas curriculares e promoção do gosto pela literacia, podendo até promover a articulação vertical entre os alunos. Pretendemos explorar curtas-metragens, privilegiando o cinema de animação e de ficção, por ser a modalidade que melhor se adequada à exploração do documento, tendo em conta os horários escolares. Seria interessante e útil o PNC facultar às escolas um número variado de filmes e alguns suportes de aplicação, que depois poderiam ser utilizados personalizadamente pelos Agrupamentos. O visionamento dos filmes na sala de cinema torna a experiência fílmica única, sobretudo numa região interior, onde a maioria dos alunos não tem acesso fácil a esta experiência estética. A flexibilidade curricular vem facilitar o desenvolvimento do clube de cinema em equipa multidisciplinar e revelar-se um suporte transversal.
2019/2020
O Plano Nacional de Cinema constitui um excelente meio para desenvolver nos alunos múltiplas capacidades e conhecimentos, permitindo educar para os valores, e em particular para a cidadania e para a estética, por isso o Agrupamento não pode prescindir da participação neste projeto do PNC. O cinema tem uma linguagem própria e nunca poderá ser substituído pelos outros meios audiovisuais. Além disso, entre outras virtudes, potencia o diálogo, a construção do espírito crítico, a interdisciplinaridade. Gostaríamos de desenvolver, pelo 5º ano consecutivo de participação no projeto, Ciclos de Cinema no Agrupamento (da Pré ao Secundário), criando pontos de confluência entre a sala de aula, a biblioteca e a comunidade, nomeadamente divulgando o cinema nas pequenas localidades do Concelho de Santa Comba Dão, tornando os alunos agentes dessa divulgação, em horário extracurricular. Pretendemos privilegiar temas como “Direitos Humanos”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Discriminação”, priorizando curtas-metragens, o cinema documental e de ficção, reforçando a autonomia e flexibilidade dos alunos, conforme ao plano nacional de educação.
Filtrar por:
Temas Checkboxes List - PNC