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Brigada Robot

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De alunos,

Criando o melhor no nosso Agrupamento

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Objetivo

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Estratégia

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Metodologia

Vem fazer parte do nosso projeto

Aqui, aprendemos

Navegador

Criando atividades e
jogos interativos para ti

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Tudo para tu aprenderes!

Áreas temáticas: Informática; Programação; Robótica; Matemática; Artes

O propósito deste clube CCVE que visa promover a realização de atividades de natureza científica e experimental quer em sala de aula quer no exterior, com os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, que promovam a curiosidade, a observação e a aquisição de uma cultura científica sistemática, fomentando e melhorando a autonomia e o desempenho dos alunos em situações práticas de ensino, na área das STEAM (sciences, technology, engineering, arts and mathematics).

A Robótica – um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e inteligência computacional – é uma área adequada ao trabalho interdisciplinar.

A Programação (que atualmente, neste AE já é uma AEC no 1.º CEB) desenvolve o raciocínio lógico e a abordagem à resolução de problemas, sendo um novo tipo de literacia na compreensão do mundo em que vivemos.

Desta forma, e aplicando esta metodologia, os alunos observam, exploram, experienciam, analisam e constroem conhecimento, através de uma aprendizagem multidisciplinar – plasmada ainda nas Artes, na Matemática e na Informática – e, através de um conjunto alargado de ações, pretende-se desenvolver a competência do trabalho em equipa, estruturar e organizar ideias, incrementar a criatividade, fomentar o espírito crítico e resolver problemas.

Promover, também, a construção de materiais didáticos multidisciplinares, que proporcionam uma aprendizagem mais apelativa e o desenvolvimento de variadíssimas capacidades criativas e inovadoras.

Sobre nós

5

professores na equipa

1

laboratório

110%

de crescimento

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  • Promover o desenvolvimento de competências na metodologia STEAM

  • Dinamizar atividades que promovam o desenvolvimento de aprendizagens diversificadas enquadradas nos domínios de várias disciplinas do currículo escolar

  • Trabalhar aprendizagens multidiversificadas baseadas em conhecimentos integradores do currículo

  • Promover a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, através da robótica, da informática, da programação, das artes e da matemática

Vem aprender

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Vamos programar...

Tudo para tu aprenderes!

Promover o desenvolvimento da linguagem e da comunicação através da leitura/conto de histórias e criação de “mapas” com as imagens das histórias. Programação do robot, pelos alunos, para a leitura da sequência correta das imagens da história.

Competências a desenvolver:

  • Linguagem e comunicação

  • Capacidade de observação

  • Autonomia

  • Criatividade/imaginação

  • Atenção/concentração

  • Linguagem e comunicação

Matemáticar...

Matemáticar... com Robots

Conjunto de atividades que utilizam os robots para resolver problemas

Competências a desenvolver:

  • Capacidade de reter conhecimentos adquiridos

  • Resolução de problemas ou situações

  • Autonomia

Pensamento Computacional

Desenvolver atividades que incrementem habilidades e conceitos informáticos como a capacidade de partir um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair. Inicialmente será feita uma abordagem sobre o pensamento computacional no pré-escolar e programação e robótica no 1º CEB.

Serão apresentados vários robots e serão apresentadas propostas de atividades a dinamizar com os mesmos individualmente ou em articulação curricular nas diversas áreas disciplinares. Usando robots de solo com comandos direcionais, serão experimentados diversos jogos de operações, de narração e de questionário.

Competências:

  • abstração (focar no que é relevante)

  • decomposição (divisão de um problema em partes menores que possam ser trabalhadas

  • reconhecimento de padrões (análise de objetos ou situações semelhantes e encontrar fatores em comum entre eles)

  • algoritmos (sequências de passo a passo para resolver os problemas)

Educação Rodoviária

Fomentar atividades que promovem a aquisição de um conjunto de competências que proporcionem uma integração segura no meio rodoviário, desenvolvem a consciencialização social sobre os cuidados básicos que todos (condutores e peões) devem ter no trânsito e treinar habilidades motoras e cognitivas.

Competências:

  • Capacidade de observação

  • Autonomia

  • Atenção/concentração

Montagem Robots

Proporcionar a construção e programação de robots simples capazes de cumprir com uma missão específica, motivando os alunos a trabalharem em equipa num processo de partilha de conhecimentos e cooperação. Permitir ainda, que todas as áreas do conhecimento, se possam articular em torno da construção de protótipos, fazendo o aluno experimentar de forma prática e exercitar todo o conhecimento adquirido, despertando para o pensamento científico, ao investigar as etapas de ensino.

Competências:

  • Criatividade/imaginação

  • Autonomia

  • Atenção/concentração

Expressão Artística

Atividades que permitam aos alunos identificar e nomear as formas geométricas, motivar para a prática da expressão plástica e desenvolver aptidões manuais e técnicas inovadoras.

Ajudar cada criança a programar o robot (manualmente ou por voz, usando a função de reconhecimento de voz ou através da APP, de forma a criar as formas geométricas que pretende para fazer uma composição geométrica. Estas formas podem estar sobrepostas. De seguida o robot desenha as várias formas geométricas numa mesma folha e as crianças poderão escolher diversos materiais para, de seguida, proceder à composição do seu trabalho.

Competências:

  • Expressão plástica;

  • Autonomia;

  • Criatividade;

  • Motricidade fina;

  • Atenção/ concentração;

  • Perceções táteis, visuais e auditivas.

Brevemente disponível...

Experimenta!!!

experimenta

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Clube Ciência Viva na Escola AESCD-1CEB

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