Escola Alerta
Concurso “Escola Alerta!” 2024/2025
"Escola Inclusiva, Comunidade Inclusiva"
Categoria 3
Memória Descritiva do Trabalho
I. Designação do Trabalho
O projeto “Escola Inclusiva, Comunidade Inclusiva” surge da necessidade de promover e reforçar os valores da inclusão e da diversidade na escola e na comunidade local. No contexto atual, as escolas acolhem cada vez mais alunos provenientes de diversas origens culturais, sociais e geográficas, desafiando, assim, a comunidade escolar a implementar estratégias para garantir que todos se sintam incluídos e apoiados no seu percurso educativo.
II. Objetivo do Trabalho
O principal objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade escolar e local para a importância da inclusão, não apenas no âmbito da deficiência, mas também no reconhecimento e valorização das diversas culturas e identidades presentes no espaço escolar. Pretende-se fomentar um ambiente onde todos se sintam acolhidos, respeitados e em igualdade, promovendo o espírito de pertença. Para atingir estes objetivos, foi desenvolvido um Peddy Paper Inclusivo, um jogo pedagógico e interativo com atividades adaptadas, dinamizado através de uma aplicação móvel acessível e intuitiva, criada pelos alunos. Esta aplicação utiliza a gamificação para tornar a experiência mais atrativa e inclusiva. Além disso, foi produzido um vídeo que ilustra as ações realizadas pelo agrupamento no âmbito da inclusão, destacando as boas práticas e testemunhos da comunidade escolar.
III. Metodologia utilizada na realização do trabalho
O projeto contou com a colaboração dos alunos dos cursos profissionais de Turismo e Multimédia, valorizando o papel do ensino profissional e desmistificando os estigmas em torno desta vertente de ensino, expondo, assim, a relevância prática das suas aprendizagens e competências. Na primeira fase foi realizado um diagnóstico inicial das necessidades e expetativas da comunidade escolar. Seguiu-se o planeamento, com a criação de grupos de trabalho compostos por alunos e professores, a definição das atividades do Peddy Paper e o desenvolvimento dos conteúdos para a aplicação. Durante a fase do desenvolvimento, foram realizados brainstormings e testes de acessibilidade para garantir que a App fosse inclusiva para diferentes utilizadores. Na fase de execução, o Peddy Paper contou com desafios adaptados para promover a cooperação, utilizando a App para pontuações e feedback. Por fim, a avaliação do impacto foi acompanhada pela produção de um vídeo promocional.
IV. Recursos utilizados
Alunos dos cursos profissionais de Turismo e Multimédia, professores, técnicos de educação especial, representantes do município, equipamentos audiovisuais, ferramentas de design, programação e tecnologia de gamificação. O envolvimento de locais de interesse comunitário, com apoio das autoridades locais, foi fundamental.
V. Resultados obtidos
Os resultados obtidos destacam o impacto positivo na construção de uma escola mais inclusiva e de uma comunidade mais consciente e aberta às diferenças. O projeto promoveu competências tecnológicas, criativas e sociais nos alunos, que se sentiram motivados e realizados ao contribuir para uma causa social. Apesar das dificuldades iniciais na coordenação e da necessidade de mais tempo para ajustes na aplicação, o elevado envolvimento dos participantes e a promoção de valores como empatia e o respeito pelas diferenças consolidaram o sucesso da iniciativa.
Parceiros
Documentação
QR-Code para visualizar a app:
Criadores do Projeto
Alunos:
Artem Bryzhenko – 12.º F
David de Oliveira Simões – 11.º D
Diogo António Varela Sousa – 11.º D
Fernanda da Silva Oliveira – 12.º F
Gonçalo Ferreira Calixto – 12.º F
Inês Paixão Gonçalves – 11.º D
Joana Sofia Jesus da Costa – 11.º D
Leandro Miguel F. Morgado – 11.º D
Luís Miguel C. Almeida Pais – 11.º D
Maria F. M. H. C. Cardoso – 12.º B
Martim da Costa Paiva – 10.º H
Martim Nunes Oliveira – 12.º A
Pedro Ramos G. Picanço – 12.º F
Rafaela Esteves Oliveira – 11.º D
Rui Miguel Marques Ferreira – 11.º D
Susana da Costa Soares – 12.º G
Professores:
António Vitorino – Multimédia
Cátia Andreia C. Mateus – Educação Especial
Henrique M. M. de Jesus – Turismo – Técnicas de Animação Acolhimento
Luís António C. Arede – Educação Especial Português
Luís M. G. de Almeida – Multimédia
Sónia Maria F. S. Miroto – Educação Especial Português