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Clube de Robótica e Programação

Enquadramento

O Clube de Programação e Robótica AESCD nasce no ano letivo 2022-2023 na sequência do trabalho desenvolvido no Projeto de Programação do 1.º Ciclo em articulação com a Biblioteca Escolar e o Clube Ciência Viva na Escola.

Com a introdução dos conceitos básicos de programação e robótica de forma divertida e envolvente para que os alunos experimentem, programem robots e com eles criem soluções para os desafios propostos, pretendemos promover uma aprendizagem colaborativa, experimental e interativa, baseada na exploração e execução de projetos.

A utilização das novas tecnologias como suporte ao desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e sociais são consideradas cruciais no século XXI para uma boa integração na Sociedade.

Articulação

  • Programação do 1.º Ciclo – desenvolver o pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade

  • Biblioteca Escolar – implementar práticas que incorporem saberes de diversas áreas do conhecimento e da atividade humana e incentivem a colaboração, a experimentação e a criação.

  • Clube Ciência Viva na escola – promover a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, através da robótica, da informática, da programação, das artes e da matemática.

Objetivos

  • Fomentar o interesse e o contacto dos alunos com a programação e a robótica tendo como base de trabalho a interdisciplinaridade com as diferentes áreas do saber (português, matemática, ciências, artes);

  • Incentivar os alunos a encontrarem soluções para os diferentes problemas propostos através da programação e da robótica;

  • Incrementar o gosto pela tecnologia e pela ciência tendo em conta a diferenciação pedagógica e a diversificação de estratégias educativas;

  • Desenvolver competências transversais, como o trabalho em equipa e a resolução de problemas.

Atividades

pensamento-computacional

Pensamento Computacional

TapeteMatematica

Matematicar com Robots

TapeteFigurasGeometricas

Figuras Geométricas
Sólidos Geométricos

hora-do-codigo

Hora do Código com
CODE MONKEY

vamos-aprender

Vamos aprender a programar com o
CODEY ROCKY

scratch

Programar de forma divertida
Plataforma Scratch