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O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, estando definido no Decreto-Lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro, na sua atual redação, como o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo, desenvolvendo as suas atividade nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nas escolas do ensino secundário.

A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de outubro), salienta o papel do Desporto Escolar na promoção da saúde e condição física, na aquisição de hábitos e condutas motoras e no entendimento do desporto como fator de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.

Objetivo

Fomentar a introdução à prática desportiva e à competição enquanto estratégias de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, com respeito pelos princípios de igualdade de oportunidades e da diversidade, constituindo, assim, um importante meio para o desenvolvimento das áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

O Desporto Escolar e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

A centralidade do valor educativo e social do Desporto Escolar para os alunos contribui para a aprendizagem e para o processo educativo do aluno. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, et al., 2017) é o documento de referência para a organização de todo o sistema educativo. Qualquer projeto que se desenvolva em contexto escolar, e que tenha os alunos como destinatários, deve ser projetado tendo como base esta matriz de princípios, valores e áreas de competências a que deve obedecer o desenvolvimento do currículo e a atividade de toda a escola. Sendo a escola um ambiente de desenvolvimento dos alunos, deve ser garantida a oferta de um conjunto de oportunidades educativas que contribuam para que, no final da escolaridade obrigatória, os alunos integrem e contribuam para uma sociedade inclusiva e resiliente. Pelas suas características, o desporto possibilita reproduzir as relações de cooperação-oposição sociais, no respeito por valores e regras gerais, de forma adequada e permanentemente orientado por um educador, promovendo o desenvolvimento da autonomia (os valores e as regras a adotar por cada aluno, de forma integrada nas normas grupais) e o reconhecimento e o respeito pelo outro e pelo seu esforço. Assim, o Desporto Escolar pode contribuir decisivamente para os princípios, áreas de competência e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, et al., 2017), com principal destaque para:

    • Valores:

Responsabilidade e integridade; Excelência e exigência; Curiosidade, reflexão e inovação; Cidadania e participação; Liberdade.

    • Áreas de competência:

Consciência e domínio do corpo; Bem-estar, saúde e ambiente; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo; Relacionamento interpessoal; Desenvolvimento pessoal e autonomia; Sensibilidade estética e artística.

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Missão

Garantir uma oferta desportiva variada aos alunos, envolvendo as comunidades escolar e local, em todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas.

 

Visão

Contribuir de forma articulada para os 6 eixos estratégicos do programa:

  • +Desporto | +Atividade Física;
  • Formação de alunos e professores;
  • Cidadania, inclusão e ética;
  • Cogestão e codecisão na escola;
  • Desporto verde e sustentável;
  • Envolvimentos das | nas comunidades.

 

Valores

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:

  • Responsabilidade
  • Espírito de equipa
  • Disciplina
  • Tolerância
  • Perseverança
  • Humanismo
  • Verdade
  • Respeito
  • Solidariedade
  • Dedicação
  • Coragem
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Modalidades desportivas desenvolvidas (Grupos/equipa – nível 2):

  • Futsal;
  • Ténis de mesa;
  • Xadrez;
  • Boccia.

 

Atividades e torneios organizados:

  • Corta-mato de Escola;
  • Torneio de Ténis de Mesa e atividade física inclusiva;
  • Torneio Interturmas de Futsal;
  • Torneio de Ténis de Mesa;
  • Mega Sprinter da Escola;
  • Torneio Interturmas de Basquetebol:
  • Torneio de Voleibol;
  • Torneio Interturmas de Andebol.

 

Projetos Complementares

  • Corta-mato CLDE Viseu;
  • Mega Sprinter CLDE Viseu.
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