Dia da Espiga

Quinta-feira da Ascensão.

Feriado Municipal Santa Comba Dão – 9 de Maio de 2024

 

O Dia da Espiga é uma tradição popular portuguesa que ocorre no dia da celebração religiosa da Quinta-feira da Ascensão, conhecida também por Quinta-feira da Espiga.

A Quinta-feira da Ascensão é uma data religiosa que, na tradição cristã, celebra a subida (ascensão) de Jesus Cristo aos céus, 40 dias após a Ressurreição (Páscoa). Assim sendo, este dia é considerado

“o dia mais santo do ano”, um dia em que não se devia trabalhar.

Esta celebração religiosa e tradição popular, que já teve honras de feriado nacional até 1952, permanece nos nossos dias como feriado municipal em diversas localidades, incluindo Santa Comba Dão.

Como manda a tradição, as pessoas colhem espigas de trigo (sempre em número ímpar), raminhos de oliveira, hastes de videira e flores campestres, para fazer um lindo ramo que, em algumas regiões, conservam atrás das portas durante o ano, podendo depois queimar bocadinhos, no fogo da lareira, para afastar as trovoadas.

Em algumas localidades era chamado o “dia da hora” porque havia um momento em que tudo parava: pelo meio-dia, em algumas localidades e pelas três horas da tarde, noutras localidades, onde se referia que “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas de oliveira cruzam-se”.

Existe igualmente o provérbio “se os passarinhos soubessem quando é o dia da Ascensão, não comiam nem bebiam, nem punham os pés no chão.”

Em algumas aldeias do país, era nessa ocasião que se colhiam as ervas medicinais e se faziam piqueniques em família nos campos, aproveitando para ir ver as hortas e as colheitas.

Simbolismo nas plantas que formam o ramo:

  • Espiga de trigo – para haver pão todo o ano
  • Oliveira – paz e luz (o azeite era usado também na iluminação)
  • Videira – alegria e vinho
  • Alecrim – saúde e força (usada também como erva medicinal)
  • Malmequer – fortuna (o branco é prata e amarelo é ouro)
  • Papoila – amor e vida

Publicações relacionadas