Desafio BEBRAS – O Desafio Internacional de Pensamento Computacional

 
O Desafio BEBRAS é uma iniciativa internacional que promove o desenvolvimento de competências em Pensamento Computacional através de uma prova prática de 45 minutos. Este concurso potencia a capacidade de resolução de problemas e o conhecimento em Informática, preparando os alunos para as competências do futuro, essenciais em diversas áreas do saber e do trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo, do 2º e 3º ciclos e algumas turmas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão vão participar nesta iniciativa, em articulação direta com as disciplinas de Matemática e TIC.
A participação no BEBRAS traz uma grande mais-valia, pois desafia os alunos a pensar de forma estruturada, a raciocinar logicamente e a encontrar soluções criativas para problemas complexos. Estas competências são cruciais para o desenvolvimento de um perfil de aluno preparado para os desafios da sociedade moderna, onde o Pensamento Computacional se revela uma ferramenta fundamental.
A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental no apoio a esta iniciativa, ao facilitar o acesso a recursos digitais e materiais de estudo que apoiam a formação em Pensamento Computacional. Além disso, a biblioteca contribui para a formação integral dos alunos, promovendo também competências essenciais, como a leitura crítica e a cidadania digital. Esta parceria fortalece o percurso formativo dos alunos, com uma abordagem integrada de competências fundamentais.
Sessões de treino e Workshops: para garantir que os alunos estejam bem preparados para o desafio, estão previstas sessões de treino que os familiarizam com os tipos de problemas do BEBRAS. Além disso, ao longo do ano, serão realizados workshops focados na resolução de exercícios práticos como parte do Programa de Literacia Digital, proporcionando aos alunos uma experiência mais aprofundada em resolução de problemas computacionais. Esta preparação contínua enriquece o percurso educativo, oferecendo-lhes um espaço para desenvolverem competências que vão muito além do desafio em si.

Publicações relacionadas