Acesso ao Vales relativos aos Manuais Escolares:
A partir do dia 1 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:
1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º anos;
3º Ciclo: 9º ano;
A partir do dia 8 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:
2º Ciclo: 5º e 6º anos;
3º Ciclo: 7º e 8º anos;
A partir do dia 13 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:
Secundário: 10º, 11º e 12º anos e outras ofertas formativas.
Encarregados de Educação
Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se em www.manuaisescolares.pt ou através da app Edu Rede Escolar (Android, iOS). No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.
A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos. Caso não consiga visualizar o(s) seu(s) educando(s), certifique-se, junto da escola, que as listas das turmas já se encontram publicadas e que está registado na escola como encarregado de educação e o seu NIF está corretamente inserido.
Se não conseguir visualizar os vales, é porque ainda não estão disponíveis. Receberá uma notificação por email, assim que os mesmos estejam disponíveis.
Para proceder ao levantamento dos manuais escolares será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.