REA (Recursos Educativos Abertos) – conteúdos educativos de acesso livre e gratuito, tendo como denominador comum:
- os destinatários – alunos e professores;
- os objetivos – ensinar, aprender e investigar;
- os materiais/ conteúdos educativos – textos, vídeos, testes, software, ferramentas para acesso ao conhecimento, entre outros.
A criação de cenários de aprendizagem poderá e deverá ser enriquecida com o recurso aos REA, para que professores e estudantes possam aceder a repositórios digitais de partilha e utilização livre e legal para, reutilizar, misturar, copiar e, claro, partilhar recursos.
Os REA deverão tornar-se, cada vez mais, repositórios essenciais para as instituições educativas. Desta forma, conseguimos distinguir as organizações escolares aprendentes e inovadoras.
Qual a origem REA?
Este termo foi utilizado pela primeira vez em 2002 pela UNESCO, para designar o conjunto de recursos em livre acesso que podemos, de forma legal, descarregar, modificar e partilhar.
De que tipo de recursos falamos?
Documentos escritos, vídeos, ficheiros áudio, ilustrações e fotografias, animações…
Podem ser exercícios, questionários, jogos, apresentações,…
Também se incluem aqui manuais escolares e cursos online.
Podem ser exercícios, questionários, jogos, apresentações,…
Também se incluem aqui manuais escolares e cursos online.
Como partilhar um recurso sem violar o código de propriedade intelectual?
O que caracteriza um REA é a sua licença aberta e as autorizações legais de utilização, modificação e partilha que concede ao público.
Se um recurso não mencionar de forma clara de que está em domínio público ou sob uma licença livre, não é um REA.
O meio mais fácil para o fazer é atribuir-lhe uma licença Creative Commons (CC). Isto está ao alcance de qualquer um de nós.
Se um recurso não mencionar de forma clara de que está em domínio público ou sob uma licença livre, não é um REA.
O meio mais fácil para o fazer é atribuir-lhe uma licença Creative Commons (CC). Isto está ao alcance de qualquer um de nós.
Instituições e criadores deverão facilitar o processo de acesso aos recursos e conteúdos que disponibilizam. Como?
Disponibilizando os ficheiros em multiformatos passíveis de facilmente serem editados e (re)utilizados. Indicando de forma inequívoca no documento o tipo de licença que se lhe atribui.