REA – Recursos Educativos Abertos

REA (Recursos Educativos Abertos) – conteúdos educativos de acesso livre e gratuito, tendo como denominador comum:
  • os destinatários – alunos e professores;
  • os objetivos – ensinar, aprender e investigar;
  • os materiais/ conteúdos educativos – textos, vídeos, testes, software, ferramentas para acesso ao conhecimento, entre outros.

A criação de cenários de aprendizagem poderá e deverá ser enriquecida com o recurso aos REA, para que professores e estudantes possam aceder a repositórios digitais de partilha e utilização livre e legal para,  reutilizar, misturar, copiar e, claro, partilhar recursos.

Os REA deverão tornar-se, cada vez mais, repositórios essenciais para as instituições educativas. Desta forma, conseguimos distinguir as organizações escolares aprendentes e inovadoras.
 
Qual a origem REA?
Este termo foi utilizado pela primeira vez em 2002 pela UNESCO, para designar o conjunto de recursos em livre acesso que podemos, de forma legal, descarregar, modificar  e partilhar.
 
De que tipo de recursos falamos?
Documentos escritos, vídeos, ficheiros áudio, ilustrações e fotografias, animações…
Podem ser exercícios, questionários, jogos, apresentações,…
Também se incluem aqui manuais escolares e cursos online.
 
Como partilhar um recurso sem violar o código de propriedade intelectual?
O que caracteriza um REA é a sua licença aberta e as autorizações legais de utilização, modificação e partilha que concede ao público.
Se um recurso não mencionar de forma clara de que está em domínio público ou sob uma licença livre, não é um REA.
O meio mais fácil para o fazer é atribuir-lhe uma licença Creative Commons (CC). Isto está ao alcance de qualquer um de nós.
 
Instituições e criadores deverão facilitar o processo de acesso aos recursos e conteúdos que disponibilizam. Como?
Disponibilizando os ficheiros em multiformatos passíveis de facilmente serem editados e (re)utilizados. Indicando de forma inequívoca no documento o tipo de licença que se lhe atribui.