A Maior Lição do Mundo

Domínio:

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a agenda que orientou os esforços globais para o desenvolvimento entre 2000 e 2015, ajudaram a alcançar avanços notáveis que se traduziram na melhoria das condições de vida de milhões de pessoas. Porém, esses progressos não foram iguais para todos, deixando um número imenso de cidadãos, incluindo milhões de crianças, à margem dos benefícios alcançados.

 

ODS

 

A concretização dos ODS dependerá não apenas do compromisso dos governos, mas também do envolvimento dos cidadãos. As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades.
Assim, surge A Maior Lição do Mundo, que visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação juntaram esforços a fim de promover esta iniciativa e envolver o maior número de crianças a viver em Portugal.
 
 

 
 
Neste ano letivo de 2017-2018 participaram as turmas do 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD com as respetivas diretoras de turma em parceria com a professora bibliotecária. As atividades e os recursos criados, realizaram-se nas de Educação para a Cidadania.
Apresentamos de seguida os recursos de cada turma:
 

8.º B

Utilizando alguns dos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, criamos um conjunto de cartazes para realizar uma exposição, para mostrar a nossa Comunidade Escolar, com o objetivo de os alertar para alguns dos riscos que corremos, se continuarmos a tratar mal o nosso Planeta, não dar importância à Escola/Educação, e ainda que existem muitas crianças e adultos que passam fome. Consideramos ter sido muito importante para nós a elaboração desta exposição, que vamos apresentar à nossa Escola ao longo da Semana da Leitura. Enviamos fotos dos cartazes e mais tarde enviaremos também as fotos da exposição.
 
A melhor licao do mundo.1 0001 A melhor licao do mundo.2 0001 A melhor licao do mundo.3 0001
     
A melhor licao do mundo.4 0001 A melhor licao do mundo.5 0001 A melhor licao do mundo 0001

 

Utilizando alguns dos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, criámos um conjunto de trabalhos para divulgar e sensibilizar os nossos colegas do Pré-Escolar e 1.ºCEB, pois achamos que é o público-alvo que deve interiorizar mais cedo estas problemáticas, tais como: “Como proteger a vida terrestre”,” Água”, “A vida Marinha”, “Os Incêndios Florestais” e o “O Mundo Poluído”. O principal objetivo é ir ao encontro dos alunos e sensibilizá-los para estas questões da preservação da vida na terra e em simultâneo construir um Mundo Melhor, mais justo e fraterno, pois eles, tal como nós, terão um papel proactivo na mudança de mentalidades. Para que tal suceda é preciso alertá-los para a importância de que eles são também agentes de divulgação desta mensagem aos pais e familiares que os rodeiam. O apelo à sensibilização para os grandes problemas mundiais não podem ficar confinadas nas paredes da escola, terão de chegar ao público em geral, só assim a mensagem terá eco e será objeto de reflexão.

 

É também nossa intenção aperfeiçoar os trabalhos e entrar em contacto com uma organização mundial com o objetivo de divulgar as nossas ideias, dar a conhecer a nossa terra e mostrar às sociedades que carecem de infraestruturas de saúde, educação e de recursos básicos de sobrevivência, que queremos partilhar a nossa reflexão e que com a nossa troca de experiências podemos contribuir para minorar as desigualdades sociais.
É urgente refletir sobre alguns dos riscos que corremos, se continuarmos a ultrajar o nosso Planeta estamos a destruirmo-nos a nós próprios. Não há dúvida que a Escola/Educação têm um papel importante na preparação das nossas crianças para olharem para o lado e verificarem que existem muitas crianças e adultos que passam fome, não têm direito à educação, à saúde, à habitação condigna, etc.. 
Consideramos que esta divulgação e reflexão é uma mais-valia para as crianças, jovens e adultos, para que se consiga um MUNDO MELHOR, e por conseguinte uma sociedade onde os DIREITOS HUMANOS sejam respeitados.
 
Cartaz AGUA CARTAZ PROTECAO

 

 

Criação de e-books

 

 


8.º C

Criação de um jogo educativo sobre a “Alimentação Saudável”, para aplicar a alunos do 1.ºCiclo. Pretendemos ensinar de uma forma divertida a Roda dos Alimentos aos nossos colegas mais novos. Ao mesmo tempo que se divertem, também lhes vai ensinar as noções básicas de uma alimentação saudável que são os grupos alimentares, as cores que representam e os alimentos que compõem cada grupo. Após lhes serem dados os diversos alimentos, é proposto a sua pintura e a colocação na Roda dos Alimentos. No final será proposto um breve questionário, sob a forma de cartas, sobre a alimentação saudável. Enviamos algumas fotos do jogo. Esperamos com esta atividade ajudar os mais novos da nossa escola a não cometerem os erros dos mais velhos.

 

IMG 20180420 150748

IMG 20180420 150751

 

Criação de um conjunto de fantoches para a apresentação de um pequeno teatro, baseados no livro “Sou demasiado pequena para ir à escola” para sensibilizar os nossos colegas do 1ºCEB para a importância de ir à escola, para aprender, conhecer novos amigos e crescer em sabedoria. Também queremos alertar que há meninos e meninas no mundo que não têm acesso à escola, não aprendem as letras, os números e não sabem o que é e para que serve a escola, pois os pais colocam-nos desde muito cedo a trabalhar. 
Esperamos com esta atividade ajudar os mais novos da nossa escola a darem mais importância à escola e o que ela faz por nós!
 
 

IMG 20180420 145728

IMG 20180420 145732
 
 
IMG 20180420 145738 IMG 20180420 145741
 
 

8.º E

 
Proposta 1 – Depois das professoras envolvidas nos apresentarem este projeto, procuramos conhecer melhor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e escolhemos este tema, pois achamos que os jovens de hoje têm uma alimentação errada. Para tal propusemos a Direção da nossa Escola algumas sugestões para a cantina, que apresentamos no texto que enviamos. Contamos com a aprovação deste projeto, por parte da nossa escola. 
 
Proposta 2 – Após diversas pesquisas de textos elaborámos este texto, a propor à Direção da Escola a realização de uma campanha, utilizando slogans e vídeos que “chamem a atenção” dos nossos colegas para este tema tão polémico e muito atual no Mundo. Ainda não temos a campanha pronta, embora alguns dos cartazes já estejam quase terminados e os slogans criados. Enviamos só este texto para vos dar a conhecer a nossa opinião, e contamos enviar-vos a campanha pronta, embora saibamos que ira fora do prazo, por vocês estipulado. 
Gostamos muito de participar nesta atividade, pois permitiu-nos também conhecer um pouco mais da realidade que existe ainda no nosso País.