O aLer+ 2027, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar escolas que pretendam desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler, tendo por base novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais, não formais e informais.
Na fase zero do aLer+ 2027 partiu da identificação, com base em critérios pré-definidos, de um conjunto de agrupamentos/ escolas não agrupadas que se constituiu como grupo de partida para esta nova etapa do Programa.
O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão foi convidado a integrar este número de escolas que, a nível nacional, implementam o Plano Nacional de Leitura sob a forma de um projeto específico.
Várias Leituras!
Mais Saberes!
Preparar os alunos para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola, são propósitos deste projeto.
Mentoria A++ / UBUNTU
Na confluência dos programas de Mentoria e Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), emerge este Programa de Mentoria A++ - que se subdivide em duas medidas – Medida 1 - Apoiar a
Aprender e Medida 2 - Aprender a Aprender. A primeira medida tem como destinatários os alunos dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º,11.º e 12.º anos de escolaridade, e a segunda medida abrange os alunos dos 5.o e 6.o anos de escolaridade.
A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade.Sound of Silence
Desenvolver um trabalho interdisciplinar e com toda a comunidade educativa, levando a que os alunos desenvolvam uma consciência de cidadania responsável, crítica e participativa.
Pequenos Cientistas sempre a aprender
O projeto visa o desenvolvimento integrado das literacias científica, da leitura, da informação e digital através de uma estreita articulação curricular e do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar. Dirigido a alunos e docentes dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, o projeto prevê sessões formativas para docentes e ações realizadas, em contexto letivo, de forma regular e continuada, envolvendo atividades experimentais, de leitura, de escrita, pesquisa e tratamento da informação.
A escrita tem vindo a ser um dos domínios em que os alunos têm revelado cada vez mais dificuldades, daí a integração neste plano, pensando o seu treino através da modalidade de oficinas (in) formativas.
Terão como objetivo principal ajudar a minimizar os desafios que hoje se colocam com a emergência do digital e a ausência, em muitas situações, das capacidades essenciais basilares de leitura e escrita.
Assim, foram desenhadas atividades que, através de estratégias diversificadas e de uma forma lúdica, contribuam para desenvolver a criatividade utilizando a língua portuguesa, ampliando o património lexical de cada um.
As Oficinas de (para) Escrit@s desenvolver-se-ão em duas vertentes: formativa e de escrita.
Literacia e Ciência - Penso o que leio ou leio o que penso?
Literacia e Ciência - A importância de ser electrão
Escrita Criativa
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Os Clubes de Leituras e Escrita destinam-se a promover o prazer da leitura e escrita partilhadas.
As “reuniões” decorrem à volta de um livro previamente escolhido e lido por todos, proporcionando a convivência e a discussão entre quem gosta de ler e explorar os livros lidos, tornando a experiência da leitura ainda mais estimulante.
Com o principal objetivo de estimular a leitura, a reflexão e o debate de ideias, estimulando igualmente o desenvolvimento de competências digitais, foram criado dois projetos:
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O projeto “# Abre a c@p@ para o novo mundo” – constituindo a resposta a um conjunto de preocupações e objetivos: contribuir para tornar os alunos do 2ºCEB mais letrados, competentes e preparados para lidarem de forma crítica, coesa e eficaz com o mundo que os rodeia, neste século XXI, presente e futuro.
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O projeto “Penso o que leio ou leio o que penso?” – onde os alunos partilham o seu trabalho e as suas competências. Serão aqui partilhadas as perspetivas dos alunos do Ensino Secundário acerca de múltiplos temas e problemas, espelhando as competências transversais por eles adquiridas e fomentando a leitura das obras.
Numa primeira fase da criação dos diversos Clubes foram convidados todos os alunos envolvidos no projeto a participarem de livre vontade e a escolherem quais os livros a serem lidos.
Na segunda fase dos Clubes, deverão participar todos os alunos do projeto, em leituras online e presenciais. A ferramenta a ser utilizada será a app Classroom do G Suite, plataforma eleita pelo Agrupamento como ferramenta para o ensino a distância.