Academia Digital para Pais

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer na Escola Secundária de Santa Comba Dão.

Curso - Segurança e Cidadania Digital, dinamizada por alunos formadores voluntários (9ºAno)

No que diz respeito aos objetivos do programa, pretende‐se continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.
O programa continua a promover também uma utilização segura da Internet, das redes e dos computadores, motivada pelo Programa de Digitalização para as Escolas e pelo Plano de Ação para a Transição Digital que se assume como um instrumento de desenvolvimento do país, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

Pretende‐se que as famílias desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, que desenvolvam competências de pesquisa e de análise de informação disponível na Internet e que melhorem as capacidades de comunicar de forma adequada, aquando da utilização de meios e de recursos digitais.

Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, as escolas encontram‐se atualmente envolvidas em processos de modernização tecnológica, numa ótica de desenvolvimento
organizacional, bem como para fomentar a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo, através da integração transversal das tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, com vista à melhoria contínua da qualidade das aprendizagens. Torna‐se, como tal, fundamental termos pais e encarregados de educação que consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet.

Participe!!!

Inscrições junto dos diretores de turma, professores titulares do 1ºCEB e educadoras do Pré-Escolar