Mentoria A++

“Matching” perfeito entre a Biblioteca e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

2022-06-22.png

Leitura: 5 min |

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, 20 de julho no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) estimulou o AE de Santa Comba Dão  a criar o Programa Mentoria A++, robustecendo as medidas para que apontava o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), promovendo-se  ao longo do presente ano letivo o estímulo  e reforço do Relacionamento Interpessoal e a Cooperação entre Alunos.

Deste programa de Mentoria A++, que conta com o envolvimento das Bibliotecas do Agrupamento, destacam-se duas das medidas: Medida 1 Apoiar a Aprender (alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário) e Medida 2 Aprender a Aprender” (alunos do 2º Ciclo).

Apoiar e Aprender

De alunos para alunos, esta medida pressupõe diversas etapas, desde a formação dos mentores (cf com planos de atividades), até à criação de recursos de apoio, pela biblioteca, para serem usados em contexto das sessões de encontro/ trabalho dos pares. Esta ação decorre da articulação entre a Técnica de Educação Especial e Reabilitação e a Professora Bibliotecária e implica, para além do processo de planificação, todo o acompanhamento aos mentorandos.

Todas as semanas, preferencialmente no espaço da biblioteca escolar, os alunos mentores apoiam os seus pares, designadamente no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, integração escolar, preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.

Assume-se esta medida como uma iniciativa articulada de promoção do sucesso académico, prevenção do abandono escolar e desenvolvimento de competências socioemocionais, complementando, neste domínio, todas as restantes medidas do Agrupamento.

Como referido, as sessões decorrem frequentemente na biblioteca escolar, privilegiando a envolvência, os estímulos e recursos existentes e/ou disponibilizados (devidamente validados), impulsionadores da criação de ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento da criatividade e à promoção da liberdade de expressão. O processo de monitorização é feito pela equipa.

Aprender a Aprender

Dirigida ao 2º CEB, esta medida depende exclusivamente da equipa do Programa, que assume o papel de “Mentor”. Esta equipa é constituída pela Técnica de Educação Especial e Reabilitação e pela Professora Bibliotecária. Semanalmente, em horário estabelecido e num processo pedagógico sequencial, são implementadas com os alunos dinâmicas que implicam o treino da leitura e de competências de acesso, interpretação, síntese e uso da informação em momentos de produção escrita em suporte físico ou digital.

Paralelamente às ações supramencionadas, desenvolve-se um programa formativo para docentes, não docentes e pais e encarregados de educação. Articulando planos e integradas no plano de atividades da biblioteca, realizam-se ações que procuram dotar os docentes de ferramentas que contribuam para a criação de situações de aprendizagem promotoras do sucesso educativo e simultaneamente enriqueçam o portfólio das competências de leitura e escrita dos alunos. Com o propósito de fornecer estratégias e medidas que possam implementar junto dos alunos e dos educandos, também se privilegiam ações de sensibilização a pais e encarregados de educação e pessoal não docente. Estas ações de formação fomentam ainda a partilha de conhecimento e de experiências, tendo ainda como propósito o enriquecimento das áreas curriculares e do desenvolvimento pessoal, social e comunitário (ver sítio deste programa).

Mais informação nos canais da Escola / Biblioteca Escolar:

Artigo do blogue da RBE em https://blogue.rbe.mec.pt/mentoria-a-2609269