Critérios de Avaliação Gerais

 

Terminologia e orientação relativa à avaliação dos alunos (cf. Regulamento Interno, art.º 114 e seguintes)

A terminologia deve ser aplicada rigorosamente por todos os docentes nos Testes de Avaliação e outros elementos de avaliação a entregar aos alunos depois de corrigidos.

Para cada teste de avaliação nos 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário, deve ser elaborada e disponibilizada aos alunos, com uma semana de antecedência, uma matriz onde constem os conteúdos contemplados, tipo de questões a resolver e as respetivas cotações.

  • No 1.º Ciclo do Ensino Básico, a classificação a registar nos testes e nos trabalhos escritos é QUALITATIVA.
  • Nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, a classificação a registar nos testes é QUANTITATIVA e nos trabalhos escritos é QUALITATIVA. É obrigatória a entrega aos alunos dos trabalhos e testes escritos contendo um comentário descritivo escrito, para o qual se apresentam as seguintes sugestões:
  • Registo de aspetos a aperfeiçoar;
  • Registo de orientações para superar dificuldades;
  • Registo de incentivos para o aluno melhorar os resultados.

  • É obrigatória a inclusão da cotação – por grupo/questão – no enunciado dos testes de avaliação. Também a classificação a registar nos testes escritos do Ensino Secundário é QUANTITATIVA (entre 0 e 20 valores); a classificação a registar nos trabalhos escritos é QUALITATIVA, obedecendo à tabela acima transcrita.
  • É obrigatória a entrega dos trabalhos escritos aos alunos contendo um comentário descritivo escrito, para o qual se apresentam as seguintes sugestões: registo de aspetos a aperfeiçoar; registo de orientações para superar dificuldades; registo de incentivos para o aluno melhorar os resultados.

   Orientações sobre os Critérios de Avaliação

 

  1. Critérios de Avaliação:

No início do ano letivo, após a sua aprovação pelo Conselho Pedagógico, na primeira aula, os professores deverão informar os alunos sobre os critérios de avaliação adotados na respetiva disciplina, devendo tal informação ser registada em sumário no livro de ponto. Os Docentes Titulares de Turma/ Diretores de Turma, por sua vez, informarão os encarregados de educação dos critérios de avaliação gerais do Agrupamento de Escolas. Estes Critérios estão publicados na página Web do Agrupamento. 

  1. A diagnose:

A diagnose tem de ser mencionada nas planificações (tipo de atividade, tipo de avaliação e registo de avaliação). O instrumento diagnose poderá ser um teste, uma ficha ou uma outra atividade que será alvo de avaliação por parte do docente e sobre o qual será dada nota qualitativa. Os instrumentos de diagnose deverão estar corrigidos até ao dia 30 de setembro, de forma a discutir os resultados, em sede de Grupo e Departamento, e implementar estratégias de melhoria. 

  1. Testes:

Para cada teste de avaliação é obrigatório construir uma matriz orientadora (que inclua os conteúdos ou temas a avaliar e a respetiva valoração) da qual será dado conhecimento aos alunos, uma semana antes do teste, e que será posteriormente arquivada juntamente com o mesmo, em dossiê específico de grupo disciplinar. O modelo a adotar é definido em sede de reunião de grupo disciplinar. O período máximo previsto para correção é de dez dias úteis, após a data de realização do teste. Todos os instrumentos de avaliação têm que obrigatoriamente ser corrigidos e entregues aos alunos, até à aula de autoavaliação do período letivo a que respeitam. 

  1. Autoavaliação:

É obrigatória a realização de autoavaliação, a qual terá que ser sumariada em livro de ponto da turma (devendo ser reservada uma aula para o efeito). 

  1. Coordenação de Ano/ Conselho de Turma:

Faz parte das atribuições da Coordenação de Ano/ Conselho de Turma a elaboração do calendário de testes definido para cada período letivo, de acordo com os seguintes pressupostos: apenas um por dia; não mais que três por semana; não mais do que dois em dias consecutivos.

A realização de testes na última semana de cada período será sempre de carácter excecional. 


 

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