Feira de Educação, Formação e Empregabilidade
O AESCD marcou presença na maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do país, que anualmente se realiza na FIL, em Lisboa.
No âmbito do processo de orientação vocacional dinamizado pelos Serviços de Psicologia e Orientação do AESCD, 36 alunos do 12ºano puderam explorar um vasto leque de ofertas formativas e obter informações mais detalhadas que certamente os apoiarão na tomada de decisão sobre o seu futuro escolar e profissional.
Endereçamos um especial agradecimento à Autarquia pelo apoio prestado, aos Encarregados de Educação pela sua disponibilidade e colaboração na realização da atividade, às Psicólogas Catarina Gonçalves e Carla Martins e ainda aos docentes acompanhantes Paula Oliveira, Dulce Pereira e João Costa.




24 de abril/2023 - E hoje foi novamente um dia muito feliz.
Tivemos a companhia do Professor Doutor Pedro Brinca que nos ensinou sobre macroeconomia, política e sociedade. Foi uma aula verdadeiramente entusiasmante, que ainda permitiu falarmos sobre a inflação e a guerra na Ucrânia.
Na plateia, estiveram presentes as turmas do 11.º ano, professores acompanhantes e dois ex-professores da turma frequentada pelo Pedro Brinca (no 12.º ano, no período em que ele frequentou a Escola Secundária): Hélder Gouveia (na disciplina de História) e Madalena Dinis (na disciplina de Português).
Foi relembrado, com nostalgia e muito carinho, o material de eleição que então o Pedro trazia para as aulas: um caderno quadriculado, de capas pretas, tamanho A5 e no seu interior, o jornal A Bola, dobrado.
Hoje, o Pedro ensinou-nos macroeconomia - como se fosse muito fácil - através de um discurso quase coloquial e muito expressivo, através de exemplos do quotidiano, usando comparações e metáforas bastante significativas, exemplificando conceitos científicos que ficaram esclarecidos. Estávamos embevecidos!
O Pedro Brinca é atualmente investigador associado na NovaSBE, estando também afiliado como investigador no Centro de Economia e Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, por uma bolsa de investigação para estudos de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ele co-organiza o workshop mensal de Lisbon Macro, em conjunto com Luis Costa (ISEG) e Catarina Reis (UC Lisboa) e é editor associado de “Notas Económicas“, o jornal económico de peer-review da sua alma mater, U Coimbra. Pedro Brinca também criou e mantém, em conjunto com João B. Duarte, o grupo MacroNova.
Tem estado envolvido em programas de formação de executivos na NovaSBE, tanto para General Management Program (CGG), Applied Management Program (PGA) como programas personalizados e oferecidos in-loco. Ele tem também estado envolvido em projetos de consultoria em Economics for Policy e Nova Finance Center, knowledge centers da NovaSBE, em tópicos relacionados com literacia financeira e banca e finanças, e também para a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os seus interesses principais são a macroeconomia, flutuações nos ciclos de negócio e políticas económicas; métodos quantitativos e aplicações, tanto em economia como bioestatística.
Gosta de partilhar conhecimento e nós gostámos imenso de estar na sua companhia.
Muito obrigada, Pedro - e votos de muitos sucessos!
A Diretora, Madalena Dinis
21 de abril/2023 - Hoje foi um dia muito feliz!
Tivemos connosco o Bruno Santos, ex-aluno desta casa, que veio conversar com os atuais alunos do 11° e 12° anos acerca do seu percurso escolar, de vida e de profissão. Veio falar sobre a vida e o sucesso que não caem das nuvens e muito menos surgem por milagre: são necessários anos de esforço, de dedicação e trabalho rigorosos. Veio falar sobre ciência e tecnologia.
O Bruno, com apenas 23 anos, é atualmente engenheiro na V&V Software Engineer para GNSS, na GMV, em Lisboa. Os seus interesses incluem fotografia e tecnologia e gosta de procurar soluções criativas para problemas complexos. É um jovem com um futuro promissor, é santacombadense e gosta de partilhar conhecimento.
É um gosto enorme estar com ele e ouvi-lo!
Bruno, muito obrigada pela tua presença na Escola Secundária.
A Diretora, Madalena Dinis
Concentração distrital de xadrez
No dia 19 de abril, realizou-se na Escola EB a concentração distrital de xadrez, no âmbito do Desporto Escolar.
O xadrez é uma modalidade que desenvolve nos alunos competências riquíssimas, potenciadoras do processo de aprendizagem: maior desenvoltura na tomada de decisões; enriquecimento do pensamento crítico; desenvolvimento da maturidade intelectual; poder de análise estratégica; aumento da disciplina e rigor; responsabilidade das ações; promoção da autoconfiança; aumento da velocidade de pensamento […], entre outras.
Aos professores, os nossos melhores agradecimentos, muito em especial, à Lurdes Vale. Aos alunos, deixo um elogio expresso, pela atitude ética e de elevação desportiva evidenciadas.