Ementas

 roda diaria

 

Ementas Centros Escolares

  Ementa 14/setembro a 28/setembro

 

 

Ementas da Escola Secundária e Escola Básica

  Ementa 1.ºPeríodo

  Ementa Vegetariana 1.ºPeríodo 

  


Informação

Informo os Senhores Encarregados de Educação que estão disponíveis também as ementas vegetarianas que serão servidas mediante o preenchimento do respectivo requerimento disponibilizado para o efeito e apresentado em seguida. Os requerimentos devem ser entregues na escola frequentada pelo aluno. Estes documentos - ementas e documentos conexos – são divulgados simultaneamente nos estabelecimentos escolares.

A Diretora, Maria Madalena Ferreira Dinis



Documento - Declaração de Interesse

Documento - Pedido Dieta


 



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Aqui deixamos algumas dicas para uma alimentação saudável


Uma dieta equilibrada exige hábitos alimentares saudáveis, mas as necessidades calóricas dependem da idade, do sexo e do peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso. Começa por verificar o seu IMC. Se acusar quilos a mais, precisas de mudar hábitos.

Como conseguir o equilíbrio? A Roda dos Alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda. Não se esqueças de variar e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia. Em casa, no ginásio ou ao ar livre, pratica exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso. 

 

12 conselhos para equilibrar o menu, e não te esqueças do pequeno-almoço:

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  • Recomendam-se 3 a 5 porções de fruta diárias e a mesma quantidade de legumes.
  • Convém ingerir, diariamente, 25 gramas de fibra. Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais. 
  • Coma produtos lácteos meio-gordos ou magros, pois o menor teor de gordura não afeta os valores de cálcio. 
  • Prefira água (1,5 litros por dia, no mínimo), sumo de fruta natural ou infusões aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. 
  • Privilegie os grelhados e cozidos. Os guisados, estufados e assados podem também ser saudáveis. Tente não comer fritos mais do que 1 vez por semana. 
  • Evite produtos pré-preparados, processados e fast-food. O consumo excessivo destes alimentos pode contribuir para o aumento de peso. 
  • Guarde os doces e os salgados para ocasiões especiais. 
  • Consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Organize o prato: metade com vegetais, um quarto com hidratos de carbono (batatas, massa, arroz) e o restante com proteína (carne, peixe ou ovos). 
  • Preste atenção aos rótulos e compare valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal. 
  • Opte por uma alimentação mais ligeira à noite, para não perturbar o sono.

  

Lancheira sem tentações 

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Cada vez mais, crianças e adultos transportam consigo os lanches, o pequeno-almoço e até as refeições principais. Se é o teu caso, anota estas ideias para as refeições:

  • fruta simples ou em salada, se for da época melhor;
  • frutos secos;
  • bolachas de água e sal ou integrais;
  • sandes, de preferência, de pão integral ou de sementes, com queijo, fiambre, alface, tomate ou cenoura. As tostas integrais são uma boa alternativa ao pão;
  • leite magro ou meio-gordo;
  • iogurtes com pouco açúcar;
  • água;
  • ovo cozido.


 

Informação retirada do endereço http://www.deco.proteste.pt/saude/emagrecer/dicas/dieta-equilibrada-e-saudavel

 

 



Actualizado em Terça, 11 Setembro 2018 23:17