Ementas

 roda diaria

Ementas Centros Escolares

   de 6/novembro a 27/novembro/2017

   de 4/dezembro a 15/dezembro/2017

 

Ementas da Escola Secundária/3 e Escola Básica 2,3

   1ºPeríodo (de 11/setembro a 15/dezembro/2017)


Informo os Senhores Encarregados de Educação que estão disponíveis também as ementas vegetarianas que serão servidas mediante o preenchimento do respectivo requerimento disponibilizado para o efeito e apresentado em seguida.

Os requerimentos devem ser entregues na escola frequentada pelo aluno.

Estes documentos - ementas e documentos conexos – são divulgados simultaneamente nos estabelecimentos escolares.

A Diretora, Maria Madalena Ferreira Dinis

Documento - Declaração de Interesse

Documento - Pedido Dieta


Ementa Vegetariana 25 a 29/setembro/2017

Ementa Vegetariana 2 a 27/outubro/2017

Ementa Vegetariana 30/outubro a 27/novembro/2017

Ementa Vegetariana dezembro/2017

 


Aqui deixamos algumas dicas para uma alimentação saudável

Uma dieta equilibrada exige hábitos alimentares saudáveis, mas as necessidades calóricas dependem da idade, do sexo e do peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso. Começa por verificar o seu IMC. Se acusar quilos a mais, precisas de mudar hábitos.

Como conseguir o equilíbrio? A Roda dos Alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda. Não se esqueças de variar e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia. Em casa, no ginásio ou ao ar livre, pratica exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso. 



kids with_breakfast12 conselhos para equilibrar o menu, e não te esqueças do pequeno-almoço:

Recomendam-se 3 a 5 porções de fruta diárias e a mesma quantidade de legumes.

  1. Convém ingerir, diariamente, 25 gramas de fibra. Encontra-a na fruta, nos legumes e nos cereais integrais. 
  2. Coma produtos lácteos meio-gordos ou magros, pois o menor teor de gordura não afeta os valores de cálcio. 
  3. Prefira água (1,5 litros por dia, no mínimo), sumo de fruta natural ou infusões aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. 
  4. Privilegie os grelhados e cozidos. Os guisados, estufados e assados podem também ser saudáveis. Tente não comer fritos mais do que 1 vez por semana. 
  5. Evite produtos pré-preparados, processados e fast-food. O consumo excessivo destes alimentos pode contribuir para o aumento de peso. 
  6. Guarde os doces e os salgados para ocasiões especiais. 
  7. Consuma, no máximo, 5 gramas de sal por dia, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  8. Organize o prato: metade com vegetais, um quarto com hidratos de carbono (batatas, massa, arroz) e o restante com proteína (carne, peixe ou ovos). 
  9. Preste atenção aos rótulos e compare valores calóricos e teores em gordura, açúcar e sal. 
  10. Opte por uma alimentação mais ligeira à noite, para não perturbar o sono.


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Lancheira sem tentações 


Cada vez mais, crianças e adultos transportam consigo os lanches, o pequeno-almoço e até as refeições principais. Se é o teu caso, anota estas ideias para as refeições:

  1. fruta simples ou em salada, se for da época melhor;
  2. frutos secos;
  3. bolachas de água e sal ou integrais;
  4. sandes, de preferência, de pão integral ou de sementes, com queijo, fiambre, alface, tomate ou cenoura. As tostas integrais são uma boa alternativa ao pão;
  5. leite magro ou meio-gordo;
  6. iogurtes com pouco açúcar;
  7. água;
  8. ovo cozido.


Informação retirada do endereço http://www.deco.proteste.pt/saude/emagrecer/dicas/dieta-equilibrada-e-saudavel

 


Actualizado em Quarta, 08 Novembro 2017 06:36
 
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