Happy School - Happy Life

Todas as vidas se desenvolvem na senda da felicidade.
A Escola, enquanto formadora e promotora da educação integral, tem o mesmo propósito, através da promoção da saúde mental e do bem estar.
Integrado no Plano 21|23 Escola+, o AESCD desenvolve atualmente o programa Happy School - Happy Life, a partir de um protocolo formativo entre a DGAE e a Universidade Atlântica.

Este programa constitui-se como uma oportunidade excecional para ajudar todos na construção do seu caminho de bem-estar. Sobretudo, porque se formos felizes, temos mais ânimo e coragem para apoiarmos os outros (em qualquer contexto).
Envolver diretamente os recursos humanos da escola e especialmente os alunos no questionamento e nos processos de aprendizagem, criar momentos mais informais de ação, abrir mais a sala de aula ao exterior através de estratégias mais dinâmicas de aprendizagem, exploração de espaços naturais e patrimoniais, desafiar os alunos a identificar e a intervir na sua comunidade - são algumas das ações a concretizar.
Prioriza-se a relação humana, os momentos de reflexão no início do dia para definir o propósito e no fim do dia para fazer o balanço e identificar o aspeto mais positivo, o diálogo sobre as emoções vividas nos bons e maus instantes, o convívio, a animação de espaços coletivos dentro e fora da escola, a colaboração e a solidariedade, a criação artística, o debate cívico, o reconhecimento dos problemas sociais da comunidade e a criação de soluções simples para melhorar a qualidade de vida dos que mais precisam.

Vamos procurar construir pequenos momentos de felicidade, diariamente, e partilhá-los regularmente com a comunidade, da forma mais criativa que os alunos, os professores, os assistentes e os pais/encarregados de educação conseguirem.

Foi com este propósito que inserimos episódios breves, significativos e envolventes, como as happy fridays (momentos bons, à sexta-feira). Começámos ontem, durante o intervalo do almoço, e muito bem: convidámos a Big Band CMAD e a resposta traduziu-se em música, bem-estar e felicidade!

Expressamos a nossa gratidão aos presentes, aos alunos da banda, aos professores César Oliveira e Mário Cruz e, naturalmente, ao CMAD.

A Diretora, Madalena Dinis