Parlamento dos Jovens 2021/22

No âmbito do programa nacional - Parlamento dos Jovens - o Deputado da Assembleia de República, José Rui Cruz, esteve hoje presente na escola sede do AESCD. Acompanharam-no o Presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia e a Vice-Presidente, Catarina Costa.

O tema do Parlamento dos Jovens, este ano, são as Fake News. A exposição foi iniciada com uma descrição sobre o funcionamento da Assembleia da República. No âmbito do tema central – fake news – afirmou que, frequentemente, são interesses pouco democráticos e de uma baixa vivência de urbanidade que se situam por detrás das fake news que, não raro, abalam a confiança no sistema político nacional e internacional. Os perigosos populismos crescem muitas vezes com base em informações distorcidas baseadas precisamente em "sound bites" que têm origem nas fake news.

Após uma interessante e atenta discussão, em que os alunos dos 11.º e 12.º anos colocaram diversas questões enriquecedoras do debate, a Diretora do Agrupamento de Escolas agradeceu a presença do Deputado José Rui Cruz, pela sua excelente aula sobre cidadania ativa, incentivando os seus alunos a permanecerem atentos e a serem cidadãos cuidadosos no momento de escolherem como verdadeiras as notícias que o não são e a sua partilha nas redes sociais. Agradeceu igualmente a presença do Presidente e da Vice-Presidente do Município santacombadense e ao Professor Paulo Aparício, responsável pela coordenação do programa Parlamento dos Jovens.