Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Projeto no Agrupamento

logotipo

Projeto Escola Promotora de Saúde e Segurança (EPSS)

Apresentamos mais um projeto a decorrer numa das Escolas do Agrupamento. Este projeto é anual e com atividades concretizáveis e analisáveis ao longo deste ano letivo (2013-2014). Incidirá sobre o Centro Escolar Centro, frequentado por 260 alunos do Ensino Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. 

As interações que se desenvolvem numa escola com estes níveis de ensino, pela tenra idade dos alunos, requerem uma maior supervisão e uma atitude preventiva. “Ser agressivo em idades muito baixas pode indiciar futuras crianças agressoras” (Pellegrini, 1995, citado em Pereira, 1997).

Sendo a missão explícita do Projeto Educativo “Contribuir para a formação integral dos alunos”, o projeto permitirá introduzir alterações consoante as necessidades, visando uma melhoria na qualidade da educação.


Presente em mais um projeto do Agrupamento estará como parceira a Biblioteca Escolar, pois esta assume-se como uma biblioteca presente, interveniente, pro-activa, enfim, uma unidade viva enriquecedora do potencial educativo de qualquer estabelecimento de ensino.

Consultar o projeto em http://escolapromotorasaudeseguranca.blogspot.pt/ e nesta página em Projetos do Agrupamento.


 

Actualizado em Segunda, 10 Agosto 2015 14:32
 
Minuto de Silêncio

Na próxima 4ª FEIRA, dia 14, traz uma t-shirt branca!

FAREMOS UM MINUTO de SILÊNCIO

(10.35h-10.36h).

12


Refletiremos tentando responder à questão:
“E se fosse a minha irmã, prima, vizinha, namorada, amiga…
e se fosse EU???”


123

Na sequência de noticias surgidas nos últimos tempos, segundo as quais acerca de 230 jovens foram raptadas numa escola, na Nigéria, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão propõe (através do grupo disciplinar de EMRC e da BE/CRE), que no próximo dia 14 se realize um minuto de silêncio, entre as 10:35 e as 10:36.

Este minuto de silêncio servirá para nos associarmos à dor das famílias das jovens raptadas, e também para  VALORIZARMOS a paz de que usufruímos enquanto povo. E ainda para incutirmos a ideia de que é pela educação que passa o futuro do nosso país e, num âmbito mais global, o de toda a Humanidade.

Pedimos-te, assim, que na próxima 4ª feira te associes a este momento, trazendo uma t-shirt, uma camisola ou um casaco de cor branca. Se não pretenderes fazê-lo, por qualquer razão, solicitamos pelo menos que respeites o minuto de silêncio que vamos promover.

 

Obrigada.

 

EMRC   horizontal(pequeno)   Agrupamento(pequeno)



 
Actualizado em Segunda, 12 Maio 2014 10:29
 
Concurso de Leitura Concelhio 2014 - 2ªFase

cabecalho(pequeno)

Tendo por lema "A promoção da leitura junto dos nossos alunos", a BE do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em parceria com a Biblioteca Municipal Alves Mateus e a Escola Profissional de Santa Comba Dão, promoveu no dia 8 de maio, a 2ª Fase do Concurso de Leitura Concelhio.

Fomentar o gosto pela leitura, estimular o prazer de ler e sensibilizar os alunos para a importância de ler corretamente, avaliando a fluência da leitura de excertos de obras literárias dos estudantes dos 4º ao 12º Anos de Escolaridade foi o mote para dar continuidade a este concurso que já decorre há 4 anos.


Parabéns aos vencedores desta 2ªfase:

Joana Pego Roque, Rita Pinto Fernandes, Inês de Sousa Gonçalves - 4ºAno

Inês Neves Mortágua – 5ºAno

Catarina Barbosa – 6ºAno

Ana Catarina Dias – 7ºAno

Natacha Cantarinhas – 8ºAno

Miguel Roque – 9ºAno

Ana Carolina Ferreira – 10ºAno

Maria Miguel – 11ºAno

Paulo Rodrigues – 12ºano

leitura

Aler1  RBSCDnovo(pequeno)  horizontal(pequeno)

Actualizado em Sábado, 10 Maio 2014 08:07
 
Competicões Matemáticas

Nos dias 28 e 29 de abril realizaram-se, respetivamente, as Competições Matemáticas Mat 12 e Equamat, inseridas no Projeto PmatE. Participaram nesta atividade 20 alunos do Agrupamento (12 do 3º Ciclo e 8 do Ensino Secundário). Esta competição avalia os conhecimentos dos alunos relativamente aos conteúdos lecionados na disciplina de Matemática no 3º Ciclo e no Ensino Secundário.

pmate

O Projeto Matemática Ensino – PmatE – é um Projeto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu há 25 anos. Desde a sua génese, teve como principal objetivo criar nos alunos o gosto pela Matemática. É considerado um projeto de vanguarda que desenvolveu ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber.

Os programas utilizados foram desenvolvidos quer no modo competição, quer no modo formativo (diagnóstico e treino) e são instrumentos de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino.

Todos os anos, o PmatE promove competições nacionais de matemática: uma para cada ciclo do ensino, do Básico ao Secundário, e uma para todos os ciclos de ensino, mas em Rede.

O nosso Agrupamento iniciou há 8 anos a sua participação nesta competição.

  

Equamat 1

Alunos participantes na edição do ano letivo 2013/2014

Equamat:

Telma Morais, João Sequeira, Diogo Mendes, João Ramos, Tiago Viegas, Rodrigo Banquinho, Ana Filipa Pereira, Beatriz Figueiredo, Eduarda Antunes, Eduardo Pereira, Viktoriya Chekun e Miguel Roque.

Mat12:

Gonçalo Bernardo, Joana Ferreira, Rodrigo Cruz, Ivo Duarte, André Maio, Francisco Ferraz, Vladislav Bobkov  e Diogo Isidoro.


 Parabéns a todos pela sua participação.

Actualizado em Sábado, 10 Maio 2014 07:50
 
25 de abril - 40 anos

 

cartaz


Nas Bibliotecas Escolares da Escola Básica 2,3 e na Escola Secundária/3 (em parceria com o Grupo de História e Geografia de Portugal e o Grupo de História), encontra uma exposição intitulada "À descoberta da História na Biblioteca Escolar - 25 de abril", onde estão expostos cartazes, fotografias, a biografia de Zeca Afonso, poesias da liberdade, postais, cartoons e muros da revolução, testemunhos da guerra colonial, mobiliário, decoração e livros relativos ao ensino no tempo do Estado Novo, vestuário da Mocidade Portuguesa, jornais coevos do 25 de abril. Também poderás ver filmes relacionados com esta época.


Também a Biblioteca Municipal, através da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, se associa a esta comemoração através da deslocação de alunos do 9ºAno e 12ºD a uma exposição/atividade patente neste espaço.

 

As fotografias destas exposições podem ser consultadas no Blogue da Biblioteca Escolar

Equipa da Biblioteca Escolar AESCD


Actualizado em Segunda, 05 Maio 2014 10:20
 
Laço Azul

1

Abril - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância


Conheces a história do azul?

laçoA Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgnia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem".

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram "curisosos" foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinha morto o seu neto de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar de azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Na última década, também os países europeus aderiram a esta campanha. Portugal não é exceção e a campanha do "Laço Azul" tem vindo a crescer ao longo dos anos em todo o país.


Agrupamento(pequeno)EMRC cpcj

Também o nosso Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão aderiu a esta campanha em parceria com a CPCJ de Santa Comba Dão.

Em todas as Escolas do Agrupamento está exposto um Laço Azul e os alunos do 10ºA e 10ºB com o docente de EMRC, criaram um grande laço gigante partilhado por todos, alertando para este problema tão real, diário, violento e cruel.

DSCF1007 1DSCF1010 2

DSCF1011 3DSCF1020 5

Actualizado em Sexta, 02 Maio 2014 18:45
 


Pág. 127 de 134