Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Competicões Matemáticas

Nos dias 28 e 29 de abril realizaram-se, respetivamente, as Competições Matemáticas Mat 12 e Equamat, inseridas no Projeto PmatE. Participaram nesta atividade 20 alunos do Agrupamento (12 do 3º Ciclo e 8 do Ensino Secundário). Esta competição avalia os conhecimentos dos alunos relativamente aos conteúdos lecionados na disciplina de Matemática no 3º Ciclo e no Ensino Secundário.

pmate

O Projeto Matemática Ensino – PmatE – é um Projeto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu há 25 anos. Desde a sua génese, teve como principal objetivo criar nos alunos o gosto pela Matemática. É considerado um projeto de vanguarda que desenvolveu ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber.

Os programas utilizados foram desenvolvidos quer no modo competição, quer no modo formativo (diagnóstico e treino) e são instrumentos de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino.

Todos os anos, o PmatE promove competições nacionais de matemática: uma para cada ciclo do ensino, do Básico ao Secundário, e uma para todos os ciclos de ensino, mas em Rede.

O nosso Agrupamento iniciou há 8 anos a sua participação nesta competição.

  

Equamat 1

Alunos participantes na edição do ano letivo 2013/2014

Equamat:

Telma Morais, João Sequeira, Diogo Mendes, João Ramos, Tiago Viegas, Rodrigo Banquinho, Ana Filipa Pereira, Beatriz Figueiredo, Eduarda Antunes, Eduardo Pereira, Viktoriya Chekun e Miguel Roque.

Mat12:

Gonçalo Bernardo, Joana Ferreira, Rodrigo Cruz, Ivo Duarte, André Maio, Francisco Ferraz, Vladislav Bobkov  e Diogo Isidoro.


 Parabéns a todos pela sua participação.

Actualizado em Sábado, 10 Maio 2014 07:50
 
25 de abril - 40 anos

 

cartaz


Nas Bibliotecas Escolares da Escola Básica 2,3 e na Escola Secundária/3 (em parceria com o Grupo de História e Geografia de Portugal e o Grupo de História), encontra uma exposição intitulada "À descoberta da História na Biblioteca Escolar - 25 de abril", onde estão expostos cartazes, fotografias, a biografia de Zeca Afonso, poesias da liberdade, postais, cartoons e muros da revolução, testemunhos da guerra colonial, mobiliário, decoração e livros relativos ao ensino no tempo do Estado Novo, vestuário da Mocidade Portuguesa, jornais coevos do 25 de abril. Também poderás ver filmes relacionados com esta época.


Também a Biblioteca Municipal, através da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, se associa a esta comemoração através da deslocação de alunos do 9ºAno e 12ºD a uma exposição/atividade patente neste espaço.

 

As fotografias destas exposições podem ser consultadas no Blogue da Biblioteca Escolar

Equipa da Biblioteca Escolar AESCD


Actualizado em Segunda, 05 Maio 2014 10:20
 
Laço Azul

1

Abril - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância


Conheces a história do azul?

laçoA Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgnia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem".

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram "curisosos" foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinha morto o seu neto de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar de azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Na última década, também os países europeus aderiram a esta campanha. Portugal não é exceção e a campanha do "Laço Azul" tem vindo a crescer ao longo dos anos em todo o país.


Agrupamento(pequeno)EMRC cpcj

Também o nosso Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão aderiu a esta campanha em parceria com a CPCJ de Santa Comba Dão.

Em todas as Escolas do Agrupamento está exposto um Laço Azul e os alunos do 10ºA e 10ºB com o docente de EMRC, criaram um grande laço gigante partilhado por todos, alertando para este problema tão real, diário, violento e cruel.

DSCF1007 1DSCF1010 2

DSCF1011 3DSCF1020 5

Actualizado em Sexta, 02 Maio 2014 18:45
 
Concurso - Visão Júnior

o-escritor-es-tu-f597   logo junior


A iniciativa Agora o escritor és tu! propõe a todos os alunos do 1.° ao 9.° anos que continuem a história de um dos livros inseridos nas metas curriculares

 

Agora o Escritor és Tu! é o nome da iniciativa que a VISÃO Júnior organizou este ano para as escolas do ensino básico. 

O desafio? Os alunos têm de ler um livro de um autor português , incluído nas metas de aprendizagem, e continuarem a sua história, além de desenhar uma nova capa. 

As turmas ou os grupos de alunos que ganham têm a possibilidade de visitar a redação da VISÃO Júnior e entrevistarem aqui o escritor, sendo depois a entrevista publicada na revista.

A escritora Margarida Fonseca Santos, o professor do ensino básico Fernando Carvalho, a psicóloga Patrícia Reis das Neves e as jornalistas Cláudia Lobo e Sílvia Souto Cunha integram o júri. 

Nos próximos meses, os alunos entrevistarão António Mota, António Torrado, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e João Pedro Messeder.

Ler mais: http://visao.sapo.pt/agora-o-escritor-es-tu=f769006#ixzz30ARj15Tm


As escolas vencedoras conheceram o local onde se faz a revista e entrevistaram o escritor António Torrado.

Quadro de Honra

Vencedores

Escola Básica Dr. Sanches de Brito, Mafra, 4.ºA, prof.ª Sandra Santos e prof. Rafael Ribeiro

Escola Básica Dr. Sanches de Brito, Mafra, 4.ºB, prof.ª Zaida Vasconcelos e prof. Rafael Ribeiro

Colégio Bissaya Barreto, Coimbra, 4.ºA, prof.ª Cátia Rodrigues e prof.ª Sofia Gonçalves

Escola Básica N.º 3 de Condeixa-a-Nova, 4.ºC, prof.ª Margarida do Rosário

Menções Honrosas

Colégio da Bafureira, 4.º, prof.ª Inês Santos Braz

EB e Sec. de Nogueira, Lousada, 4.º, prof.ª Fernanda Pereira e prof.ª Paula Ventura

Colégio Bissaya Barreto, Coimbra, 4.ºB, prof.ª Milene Santos e prof.ª Sofia Gonçalves

EB1 de Santo Onofre, Caldas da Rainha, 4.ºA, prof.ª Dárida Pardal

Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão, 4.º, prof.ª Ana Isabel Craveiro

EB1/ JI de Matosinhos, S. Félix da Marinha, 4.ºU1, prof.ª Laura Melo e prof. Eusébio Oliveira

 

Ler mais: http://visao.sapo.pt/alunos-do-4-ano-entrevistam-antonio-torrado-para-a-visao-junior=f772110#ixzz30APHCM1H

 

Trabalho dos alunos do Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão

Texto dos alunos do 4º ano do Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão, com a coordenação da professora bibliotecária Ana Isabel Craveiro


Ler mais: http://visao.sapo.pt/trabalho-dos-alunos-do-centro-escolar-centro-santa-comba-dao=f772499#ixzz30APhsr9i

 

teatro

 

PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS E MAIS UMA VEZ AO NOSSO AGRUPAMENTO!

A Diretora do Agrupamento 

Madalena Dinis

Actualizado em Sexta, 02 Maio 2014 18:28
 
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM INGLATERRA

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM INGLATERRA

Decorreu, na cidade de Colchester, no Reino unido, entre os dias 15 e 23 de março de 2014 o Curso de Especialização para docentes de Arte e Design, inserido no Programa de Formação Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida.

UK1

Neste contexto o docente Luís Reis, do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, reuniu informação das principais abordagens pedagógicas experienciadas, estando prevista a replicação, no âmbito do departamento de Expressões de que é coordenador, das diferentes metodologias no ensino das artes. Realizará ainda, durante o 3º período, uma exposição fotográfica inspirada nesta deslocação.

UK2

O Curso contou com a participação e o cruzamento de saberes de docentes da Inglaterra, Bélgica, Suécia, Polónia, e Bulgária compreendendo áreas tão diversas como o "CLIL" (aprendizagem de conteúdos através de uma língua adicional), a potencialização do currículo das artes no espaço museológico, a experimentação de diferentes técnicas artísticas e pedagógicas, e a visita a estabelecimentos de ensino.

Actualizado em Segunda, 21 Abril 2014 11:55
 
Internet Segura - Atividades

Dando continuidade às atividades sobre a temática Internet Segura desenvolvidas no nosso Agrupamento de Escolas, deixamos uma apresentação criada pela Equipa da Escola Segura da GNR, que foi dada a conhecer na ação de sensibilização dedicada ao pais no dia 11 de fevereiro.

Apresentaçao


Também os alunos do Centro Escolar Norte e os alunos do Centro Escolar Sul já tiveram ações de sensibilização, respetivamente, nos dias 31 de Março e 11 de Abril.

No Centro Escolar Centro durante o 2ºPeríodo e 3ºPeriodo os alunos do 3º e 4ºanos tiveram e terão sessões sobre a Internet Segura, quinzenalmente com a Professora Bibliotecária/Professora de Informática.

Na Escola Básica 2,3 os alunos do 5º e 6ºanos, também assistirão a sessões de sensibilização sobre este tema entre os dias 5 a 9 de Maio, da responsabilidade da equipa da Escola Segura da GNR.

Por último na Escola Secundária/3 os alunos do 3ºCiclo durante o 2 e 3ºperiodo tiveram e continuarão a ter ações de sensibilização na Biblioteca Escolar em parceria com os docentes do Grupo de Informática. Os alunos do 10 e 11ºAnos no dia 9 de maio assistirão também a ações sobre este tema, que será da responsabilidade da equipa da Escola Segura da GNR.

escola segura_net  logo internet_segura    images

Actualizado em Quarta, 23 Abril 2014 20:26
 


Pág. 125 de 131