Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Teste Key for Schools do 9º ano

kfs

 

O teste Key For Schools será aplicado, com carácter obrigatório, a todos os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade.

Os restantes alunos que tenham entre 11 e 17 anos poderão realizar o teste com carácter facultativo.

Para mais informações clique nas seguintes INFORMAÇÕES para os Encarregados de Educação referentes ao Teste Key for Schools do 9º ano atualizadas com as novas Informações do IAVE.


informaçao                       PowerPoint

Actualizado em Segunda, 10 Fevereiro 2014 11:45
 
As Janeiras

musicaNo passado dia 2 de janeiro, um grupo de alunos da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, levou a cabo uma atividade nas ruas da cidade: cantar as janeiras.

As músicas tendo por base duas músicas tradicionais portuguesas, intitularam-se de “Por caminhos e ladeiras” e Zumba nas janeiras”.

 A atividade, apesar da chuva, foi bastante positiva tendo sido bem acolhida por todos os santacombadenses que foram interpelados por este grupo de alunos dos 11ºs e 12ºs anos.

 1526320 632423213470016_1626492193_n_9 DSC02810 12 DSC02812 14

DSC02816 18 DSC02819 2 DSC02813 15

 Os alunos agradecem a amabilidade de todos os que abriram as suas portas para escutar as janeiras.


Actualizado em Segunda, 27 Janeiro 2014 23:38
 
Mês da Ciência e Tecnologia

 

No dia 10 de novembro é comemorado o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento” instituído pela UNESCO.

 

No dia 24 de novembro é comemorado o “Dia Nacional da Cultura Científica”, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho para divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

 

 


Cartaz2013-2014


2013 - Ano Internacional Matemática do Planeta Terra

 

Durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Mathematics of Planet Earth 2013  (MPE-2013), ou  Matemática do Planeta Terra 2013  (MPT-2013), na versão portuguesa. É um desafio à escala mundial que consiste no desenvolvimento de atividades científicas e de divulgação, com o objetivo de tornar visível o papel que a matemática desempenha em questões que afetam o nosso Planeta Terra, sensibilizar e consciencializar para podermos preservar e proteger.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos, um conjunto de iniciativas promotoras da apetência pela área das Ciências, Matemática e Tecnologias, decorrerá o Mês da Ciência e Tecnologia, entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro na Escola Secundária, dinamizado pelos docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e a Biblioteca Escolar.

 Exposições, jogos educativos, mostra de livros, concursos, visitas ao Champimóvel, sessões do planetário, oficina da Ciência, hora da programação, serão algumas das atividades que ocorrerão e todos os alunos estão convidados a participar.

 

Novembro 2013,

A Professora bibliotecária

Ana Isabel Craveiro

 
Bibliotecas Escolares e as TIC
             

Cartel II_Jornadas_Bibliotecas

            

No dia 30 de outubro de 2013, a Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi convidada pela Direção de Serviços da Região do Centro e do Gobierno da Extremadura a participar nas II Jornadas de Bibliotecas de Extremadura no Complexo San Francisco de Cáceres.

Com a apresentação “ Bibliotecas Escolares e as TIC”, a professora bibliotecária Ana Isabel Craveiro, expos os dois projetos “Várias leituras, mais saberes!” e “Apoio ao saber”, a decorrer no Agrupamento. As tecnologias e a Internet vieram introduzir novas oportunidades de acesso à informação e redefinir as existentes, substituindo condições e modelos de uso e produção do conhecimento, neste contexto a biblioteca escolar (BE) deve contribuir para uma boa aprendizagem e domínio da leitura, qualquer que seja o seu suporte, e promover estratégias e atividades de aproximação ao currículo, facilitando a aquisição de conhecimentos e a formação global dos alunos nas múltiplas literacias.


 

 

 

Com o projeto “Várias leituras, mais saberes!”, prepararam-se os alunos do Pré-Escolar e 1ºCEB, para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola. Incrementa-se o uso das tecnologias, capacitando os alunos para lidar com a quantidade crescente de informação digital.

imagem1 pequena 

Com o projeto “Apoio ao saber”, desenvolve-se um plano de apoio ao desenvolvimento da Literacia da Informação no Agrupamento. Introduzir novas práticas de pesquisa e investigação que conduzem a um novo olhar sobre as aprendizagens e preparam os nossos alunos do 2ºCEB, 3ºCEB e Ensino Secundário, para um mundo tecnológico e de informação em que vivemos.

 imagem2 pequena

 

 A Diretora do AESCD

 Maria Madalena Dinis


Actualizado em Sexta, 08 Novembro 2013 09:14
 
Dia da Alimentação

No dia da Alimentação os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Mesa e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante-Bar presentearam-nos com algumas iguarias e com dicas para uma alimentação correta.

Actualizado em Terça, 05 Novembro 2013 00:02
Continuar...
 
Apoio às aprendizagens dos alunos

5





Aos Alunos e aos Encarregado de Educação

  1. No âmbito de todas as disciplinas, estão a decorrer atualmente diversos apoios, lecionados por professores da escola e em momentos distintos do dia;
  2. Algumas disciplinas estão marcadas em simultâneo – neste caso, podem os alunos repartir o tempo disponível por esses apoios ou até alternar a sua presença semanalmente;
  3. Estes apoios destinam-se a todos os alunos, caso necessitem de esclarecer dúvidas, resolver problemas de várias matérias ou consolidar conhecimentos e aprendizagens;
  4. Os alunos podem solicitar a ajuda de qualquer professor, mesmo que ele não lecione à turma a que pertencem;  
  5. Os horários da sala de estudo (sala 5) encontram-se indicados em documentos publicitados em vários lugares da escola;
  6. Qualquer dúvida acerca deste sistema de apoio às aprendizagens dos alunos deve ser esclarecida junto da diretora ou restantes elementos da direção;
  7. Recomendo  o benefício deste apoio, uma vez que todo o trabalho escolar pode ser facilitado, mercê do acompanhamento dos professores.

Consulte aqui o horário dos apoios.

 

A Diretora, Maria Madalena Ferreira Dinis

Actualizado em Sexta, 17 Janeiro 2014 02:22
 


Pág. 124 de 127
Design by Next Level Design Lizenztyp CC