Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Concurso - Visão Júnior

o-escritor-es-tu-f597   logo junior


A iniciativa Agora o escritor és tu! propõe a todos os alunos do 1.° ao 9.° anos que continuem a história de um dos livros inseridos nas metas curriculares

 

Agora o Escritor és Tu! é o nome da iniciativa que a VISÃO Júnior organizou este ano para as escolas do ensino básico. 

O desafio? Os alunos têm de ler um livro de um autor português , incluído nas metas de aprendizagem, e continuarem a sua história, além de desenhar uma nova capa. 

As turmas ou os grupos de alunos que ganham têm a possibilidade de visitar a redação da VISÃO Júnior e entrevistarem aqui o escritor, sendo depois a entrevista publicada na revista.

A escritora Margarida Fonseca Santos, o professor do ensino básico Fernando Carvalho, a psicóloga Patrícia Reis das Neves e as jornalistas Cláudia Lobo e Sílvia Souto Cunha integram o júri. 

Nos próximos meses, os alunos entrevistarão António Mota, António Torrado, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e João Pedro Messeder.

Ler mais: http://visao.sapo.pt/agora-o-escritor-es-tu=f769006#ixzz30ARj15Tm


As escolas vencedoras conheceram o local onde se faz a revista e entrevistaram o escritor António Torrado.

Quadro de Honra

Vencedores

Escola Básica Dr. Sanches de Brito, Mafra, 4.ºA, prof.ª Sandra Santos e prof. Rafael Ribeiro

Escola Básica Dr. Sanches de Brito, Mafra, 4.ºB, prof.ª Zaida Vasconcelos e prof. Rafael Ribeiro

Colégio Bissaya Barreto, Coimbra, 4.ºA, prof.ª Cátia Rodrigues e prof.ª Sofia Gonçalves

Escola Básica N.º 3 de Condeixa-a-Nova, 4.ºC, prof.ª Margarida do Rosário

Menções Honrosas

Colégio da Bafureira, 4.º, prof.ª Inês Santos Braz

EB e Sec. de Nogueira, Lousada, 4.º, prof.ª Fernanda Pereira e prof.ª Paula Ventura

Colégio Bissaya Barreto, Coimbra, 4.ºB, prof.ª Milene Santos e prof.ª Sofia Gonçalves

EB1 de Santo Onofre, Caldas da Rainha, 4.ºA, prof.ª Dárida Pardal

Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão, 4.º, prof.ª Ana Isabel Craveiro

EB1/ JI de Matosinhos, S. Félix da Marinha, 4.ºU1, prof.ª Laura Melo e prof. Eusébio Oliveira

 

Ler mais: http://visao.sapo.pt/alunos-do-4-ano-entrevistam-antonio-torrado-para-a-visao-junior=f772110#ixzz30APHCM1H

 

Trabalho dos alunos do Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão

Texto dos alunos do 4º ano do Centro Escolar Centro, Santa Comba Dão, com a coordenação da professora bibliotecária Ana Isabel Craveiro


Ler mais: http://visao.sapo.pt/trabalho-dos-alunos-do-centro-escolar-centro-santa-comba-dao=f772499#ixzz30APhsr9i

 

teatro

 

PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS E MAIS UMA VEZ AO NOSSO AGRUPAMENTO!

A Diretora do Agrupamento 

Madalena Dinis

Actualizado em Sexta, 02 Maio 2014 18:28
 
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM INGLATERRA

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM INGLATERRA

Decorreu, na cidade de Colchester, no Reino unido, entre os dias 15 e 23 de março de 2014 o Curso de Especialização para docentes de Arte e Design, inserido no Programa de Formação Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida.

UK1

Neste contexto o docente Luís Reis, do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, reuniu informação das principais abordagens pedagógicas experienciadas, estando prevista a replicação, no âmbito do departamento de Expressões de que é coordenador, das diferentes metodologias no ensino das artes. Realizará ainda, durante o 3º período, uma exposição fotográfica inspirada nesta deslocação.

UK2

O Curso contou com a participação e o cruzamento de saberes de docentes da Inglaterra, Bélgica, Suécia, Polónia, e Bulgária compreendendo áreas tão diversas como o "CLIL" (aprendizagem de conteúdos através de uma língua adicional), a potencialização do currículo das artes no espaço museológico, a experimentação de diferentes técnicas artísticas e pedagógicas, e a visita a estabelecimentos de ensino.

Actualizado em Segunda, 21 Abril 2014 11:55
 
Internet Segura - Atividades

Dando continuidade às atividades sobre a temática Internet Segura desenvolvidas no nosso Agrupamento de Escolas, deixamos uma apresentação criada pela Equipa da Escola Segura da GNR, que foi dada a conhecer na ação de sensibilização dedicada ao pais no dia 11 de fevereiro.

Apresentaçao


Também os alunos do Centro Escolar Norte e os alunos do Centro Escolar Sul já tiveram ações de sensibilização, respetivamente, nos dias 31 de Março e 11 de Abril.

No Centro Escolar Centro durante o 2ºPeríodo e 3ºPeriodo os alunos do 3º e 4ºanos tiveram e terão sessões sobre a Internet Segura, quinzenalmente com a Professora Bibliotecária/Professora de Informática.

Na Escola Básica 2,3 os alunos do 5º e 6ºanos, também assistirão a sessões de sensibilização sobre este tema entre os dias 5 a 9 de Maio, da responsabilidade da equipa da Escola Segura da GNR.

Por último na Escola Secundária/3 os alunos do 3ºCiclo durante o 2 e 3ºperiodo tiveram e continuarão a ter ações de sensibilização na Biblioteca Escolar em parceria com os docentes do Grupo de Informática. Os alunos do 10 e 11ºAnos no dia 9 de maio assistirão também a ações sobre este tema, que será da responsabilidade da equipa da Escola Segura da GNR.

escola segura_net  logo internet_segura    images

Actualizado em Quarta, 23 Abril 2014 20:26
 
Concurso de Leitura Concelhio 2014

 

Cartaz2014

Como já sido hábito, desde há 4 anos para cá, irá realizar-se o Concurso de Leitura Concelhio de Santa Comba Dão.


Este concurso desenrolar-se-á em três fases: A 1ªFase que decorreu durante o 2ºPeriodo, a 2ªFase no dia 8 de Maio (na Biblioteca da Escola Secundária, pelas 9h30m) e a 3ªFase na Feira do Livro Concelhia (junho de 2014).


Pretendemos que este Concurso de Leitura Concelhio cotinue a ser um sinónimo de criatividade e humanismo, ajudando-nos a encontrar soluções para os nossos problemas individuais e coletivos, pis a leitura permite-nos viver outros mundos, pdendo ser um espaço de evasão, de sonho e de esperança.



 

 

Divulgamos de seguida os vencedores da 1ªFase, que estão de parabéns! Sem Título22

Joana Pego Roque (4ºA), Rita Pinto Fernandes (4ºB), Diogo Filipe Almeida Maia (4ºC), Carolina Santos Varela (4ºA), Inês de Sousa Gonçalves (4ºA)

Bruno Miguel Fonseca (5ºA), Joana Inês Gomes (5ºB), Lara Isabel Nunes (5ºC), Liliana Pereira (5ºD), Sebastião Alexandre Gomes (5ºE), Inês Neves Mortágua (5ºF), Nádia Carolina Amaral (5ºG)

Beatriz Andrade (6ºA) Catarina Barbosa (6ºB), Carolina Diogo (6ºC), Diogo Mota (6ºD), Cassandra Coelho (6ºE)

Telma Morais (7ºA), Ana Cristina (7ºB), Inês Nunes (7ºD)

Elisabete (8ºA), Fabiana Ramos (8ºB), Natacha Cantarinhas (8ºD)

Francisca (9ºA), Tatiana Amaral (9ºB), Ana Filipa Pereira (9ºC), Miguel Roque (9ºD), Carolina Onofre (9ºE)

Ana Carolina Ferreira (10ºA), Ana Rita Oliveira (10ºC), Maria (1ºAno EProfissional)

Maria Miguel (11ºA), Sara Ferreira (11ºB), Ana Carolina Fernandes (11ºC), Francisca (11ºD), Adeorel (2ºAno EProfissional), Kevin (2ºAno EProfissional)

Paula Costa (12ºA), Inês Bandeira (12ºB), Paulo Rodrigues (12ºD), Maria (3ºAno EProfissional), Lindiana (3ºAno EProfissional)


Actualizado em Quarta, 23 Abril 2014 20:12
 
Via-Sacra

 abstract-springtime-flower-butterfly-18483285

No passado dia 6 de abril, realizou-se uma Via-Sacra, dinamizada pelos alunos matriculados a Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

Este ano o Arciprestado de Santa Comba Dão associou-se a esta atividade que contou com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão e com a Guarda Nacional Republicana. O acompanhamento musical foi assegurado, uma vez mais, pelo professor Mário Cruz e alunos do Conservatório de Musica e Artes de Santa Comba Dão.

Percorrendo várias artérias da cidade de Santa Comba Dão, os alunos recriaram os últimos passos de Jesus até ao Monte Calvário.

O Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica agradece a todos os que se participaram na Via-Sacra. 

Foto1foto2foto3

Actualizado em Terça, 15 Abril 2014 15:29
 
Viagens de Estudo

Viagem

Viagem a Belmonte

No dia 2 de abril os alunos do 7º ano do Agrupamento realizaram uma visita de estudo a Belmonte. A visita, enquadrada nos conteúdos curriculares das disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Moral e Religiosa Católica, permitiu aos alunos conhecerem diversos museus relacionados com a História, Museu Interpretativo dos Descobrimentos, com realce para a Viagem da Descoberta do Caminho Marítimo para a India e a descoberta do Brasil, assim como a importância do rio Zêzere na produção agrícola e energética. Conheceram ainda o processo de produção de azeite, desde o processo de recolha da azeitona à finalização com a recolha do azeite para engarrafamento. Visitaram ainda um templo sagrado, uma Sinagoga, de outra religião, o Judaísmo.

 foto6foto7foto8

 

Viagem a Santiago de Compostela

Os alunos do 9ºano do Agrupamento matriculados a Educação Moral e Religiosa Católica, participaram no Encontro Diocesano de Alunos EMRC, que decorreu em Santiago de Compostela nos dias quatro e cinco de abril. Dinamizado pelo grupo de EMRC, a atividade contou com a colaboração da professora Adelaide Gonçalves, de Espanhol e Hélder Gouveia, de História. Os objetivos inicialmente propostos foram alcançados. O professor destaca o excelente comportamento dos alunos durante toda a atividade, contribuindo de forma exemplar para o alcançar dos objetivos.

foto4 foto5

Actualizado em Terça, 15 Abril 2014 15:18
 


Pág. 121 de 127
Design by Next Level Design Lizenztyp CC