Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
E nós o que fazemos pelo nosso Património?


Nocartaz dia 26 de maio, esteve presente a Dr.ª Fátima Eusébio, responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, na Escola sede do Agrupamento, para realizar uma palestra sobre a arte Cristã, intitulada “Necessidade de preservar e divulgar o nosso património cultural e religioso.”

A palestra dirigiu-se em especial aos alunos matriculados a EMRC do 12º ano e dentro da Unidade letiva “A Arte Cristã.”

A convite da diretora do Agrupamento estiveram presentes alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão.

Actualizado em Quinta, 12 Junho 2014 21:43
Continuar...
 
Biblioteca Digital

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA BIBLIOTECA DIGITAL FUNDAÇÃO JORGE ÁLVARES E DO LIVRO MISSÃO IMPOSSÍVEL

logo-2043

Com vista a fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura, os costumes e as tradições da China e de Macau a Fundação Jorge Álvares promoveu no duas iniciativas: o projeto Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e a edição do livro Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A apresentação aos professores bibliotecários teve lugar no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa no dia 20 de maio de 2014, pelas 12h00, onde estiveram presentes a Diretora, Maria Madalena Dinis e a Professora Bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca Escolar, Ana Isabel Craveiro, do nosso Agrupamento Escolas SCD. 

ZGF0YS9ldmVudG9zLzIwMTQvcmVpdG9yaWFfYmlibGlvdGVjYWRpZ2pvcmdlYWx2YXJlczEuanBnXzMwMF9fMDIxMDIx
 

A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares foi produzida pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e constitui uma plataforma digital com recursos multimédia associados que integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China.

Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras desenvolvem no livro "Missão Impossível", destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digital, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.

A biblioteca integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China, cujos textos foram enriquecidos com animações, vídeos e aplicações interativas que contribuem para a experiência do utilizador e para consolidação do saber. Os utilizadores registados têm ainda acesso a um caderno digital, onde poderão recolher diferentes elementos (textos, vídeos, imagens) da biblioteca digital e acrescentar informação complementar. Neste momento estão disponíveis 23 livros em 3 coleções distintas (Tradições de Macau e da China, História de Macau e Como É Macau).

biblioteca

Actualizado em Sábado, 24 Maio 2014 19:33
 
Science on stage

Logo

No dia 3 de Maio de 2014, decorreu em Cascais, na Casa das Histórias Paula Rego, o evento nacional de pré seleção para o Festival Europeu 2015 Science on Stage, em Londres.

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD) – Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão esteve representado com dois projetos: o projeto Math Birds, coordenado pelos professores de Matemática Valter Roque (AESCD) e Zaida Roque (Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Escola Secundária/3 de Molelos – Tondela) e o projeto A Física das Comunicações, coordenado pelos professores de Física e Química José António Rodrigues (AESCD) e Luís Carreiró (Agrupamento de Escolas de Nelas).

Actualizado em Sábado, 24 Maio 2014 17:26
Continuar...
 
Informação Exames

Informação Exames

Consultar Norma 02/JNE/2014

 
O meu caminho - das preocupações às escolhas

vocacao1 Convite

Actualizado em Quarta, 21 Maio 2014 09:06
 
Projeto no Agrupamento

logotipo

Projeto Escola Promotora de Saúde e Segurança (EPSS)

Apresentamos mais um projeto a decorrer numa das Escolas do Agrupamento. Este projeto é anual e com atividades concretizáveis e analisáveis ao longo deste ano letivo (2013-2014). Incidirá sobre o Centro Escolar Centro, frequentado por 260 alunos do Ensino Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. 

As interações que se desenvolvem numa escola com estes níveis de ensino, pela tenra idade dos alunos, requerem uma maior supervisão e uma atitude preventiva. “Ser agressivo em idades muito baixas pode indiciar futuras crianças agressoras” (Pellegrini, 1995, citado em Pereira, 1997).

Sendo a missão explícita do Projeto Educativo “Contribuir para a formação integral dos alunos”, o projeto permitirá introduzir alterações consoante as necessidades, visando uma melhoria na qualidade da educação.


Presente em mais um projeto do Agrupamento estará como parceira a Biblioteca Escolar, pois esta assume-se como uma biblioteca presente, interveniente, pro-activa, enfim, uma unidade viva enriquecedora do potencial educativo de qualquer estabelecimento de ensino.

Consultar o projeto em http://escolapromotorasaudeseguranca.blogspot.pt/ e nesta página em Projetos do Agrupamento.


 

Actualizado em Segunda, 10 Agosto 2015 14:32
 


Pág. 120 de 128
Design by Next Level Design Lizenztyp CC