Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Mês da Ciência e Tecnologia

 

No dia 10 de novembro é comemorado o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento” instituído pela UNESCO.

 

No dia 24 de novembro é comemorado o “Dia Nacional da Cultura Científica”, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho para divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

 

 


Cartaz2013-2014


2013 - Ano Internacional Matemática do Planeta Terra

 

Durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Mathematics of Planet Earth 2013  (MPE-2013), ou  Matemática do Planeta Terra 2013  (MPT-2013), na versão portuguesa. É um desafio à escala mundial que consiste no desenvolvimento de atividades científicas e de divulgação, com o objetivo de tornar visível o papel que a matemática desempenha em questões que afetam o nosso Planeta Terra, sensibilizar e consciencializar para podermos preservar e proteger.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos, um conjunto de iniciativas promotoras da apetência pela área das Ciências, Matemática e Tecnologias, decorrerá o Mês da Ciência e Tecnologia, entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro na Escola Secundária, dinamizado pelos docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e a Biblioteca Escolar.

 Exposições, jogos educativos, mostra de livros, concursos, visitas ao Champimóvel, sessões do planetário, oficina da Ciência, hora da programação, serão algumas das atividades que ocorrerão e todos os alunos estão convidados a participar.

 

Novembro 2013,

A Professora bibliotecária

Ana Isabel Craveiro

 
Bibliotecas Escolares e as TIC
             

Cartel II_Jornadas_Bibliotecas

            

No dia 30 de outubro de 2013, a Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi convidada pela Direção de Serviços da Região do Centro e do Gobierno da Extremadura a participar nas II Jornadas de Bibliotecas de Extremadura no Complexo San Francisco de Cáceres.

Com a apresentação “ Bibliotecas Escolares e as TIC”, a professora bibliotecária Ana Isabel Craveiro, expos os dois projetos “Várias leituras, mais saberes!” e “Apoio ao saber”, a decorrer no Agrupamento. As tecnologias e a Internet vieram introduzir novas oportunidades de acesso à informação e redefinir as existentes, substituindo condições e modelos de uso e produção do conhecimento, neste contexto a biblioteca escolar (BE) deve contribuir para uma boa aprendizagem e domínio da leitura, qualquer que seja o seu suporte, e promover estratégias e atividades de aproximação ao currículo, facilitando a aquisição de conhecimentos e a formação global dos alunos nas múltiplas literacias.


 

 

 

Com o projeto “Várias leituras, mais saberes!”, prepararam-se os alunos do Pré-Escolar e 1ºCEB, para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola. Incrementa-se o uso das tecnologias, capacitando os alunos para lidar com a quantidade crescente de informação digital.

imagem1 pequena 

Com o projeto “Apoio ao saber”, desenvolve-se um plano de apoio ao desenvolvimento da Literacia da Informação no Agrupamento. Introduzir novas práticas de pesquisa e investigação que conduzem a um novo olhar sobre as aprendizagens e preparam os nossos alunos do 2ºCEB, 3ºCEB e Ensino Secundário, para um mundo tecnológico e de informação em que vivemos.

 imagem2 pequena

 

 A Diretora do AESCD

 Maria Madalena Dinis


Actualizado em Sexta, 08 Novembro 2013 09:14
 
Dia da Alimentação

No dia da Alimentação os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Mesa e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante-Bar presentearam-nos com algumas iguarias e com dicas para uma alimentação correta.

Actualizado em Terça, 05 Novembro 2013 00:02
Continuar...
 
Apoio às aprendizagens dos alunos

5





Aos Alunos e aos Encarregado de Educação

  1. No âmbito de todas as disciplinas, estão a decorrer atualmente diversos apoios, lecionados por professores da escola e em momentos distintos do dia;
  2. Algumas disciplinas estão marcadas em simultâneo – neste caso, podem os alunos repartir o tempo disponível por esses apoios ou até alternar a sua presença semanalmente;
  3. Estes apoios destinam-se a todos os alunos, caso necessitem de esclarecer dúvidas, resolver problemas de várias matérias ou consolidar conhecimentos e aprendizagens;
  4. Os alunos podem solicitar a ajuda de qualquer professor, mesmo que ele não lecione à turma a que pertencem;  
  5. Os horários da sala de estudo (sala 5) encontram-se indicados em documentos publicitados em vários lugares da escola;
  6. Qualquer dúvida acerca deste sistema de apoio às aprendizagens dos alunos deve ser esclarecida junto da diretora ou restantes elementos da direção;
  7. Recomendo  o benefício deste apoio, uma vez que todo o trabalho escolar pode ser facilitado, mercê do acompanhamento dos professores.

Consulte aqui o horário dos apoios.

 

A Diretora, Maria Madalena Ferreira Dinis

Actualizado em Sexta, 17 Janeiro 2014 02:22
 
Mês das Bibliotecas Escolares

Comemora-se em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Para o efeito, convidámos todos os alunos para uma visita às Bibliotecas do Agrupamento e a participarem nas atividades que irão decorrer ao longo deste mês.

Este ano o lema associados às comemorações é, "Bibliotecas Escolares: uma porta para a vida". Vamos todos fazer com que esta porta se abra muitas vezes.

Cartaz Bibliotecas 2013-2014

Actualizado em Quinta, 10 Outubro 2013 20:25
 
Provas de Equivalência à Frequência/Exames

 

info 3-512

Calendário das Provas

Guia Geral dos Exames

Regulamento dos Exames - Despacho Normativo nº1-2017

Guia para aplicação de condições especiais na realização de provas e exames - JNE 2017

Utilização de calculadoras no Ensino Básico e Secundário

Informação Prova Matemática

Informação Prova Português

Provas de Avaliação Externa - Informações Gerais

Norma 1/JNE/2017 - Instruções para a inscrição Provas e Exames do Ensino Secundário e Básico

Norma 2/JNE/2017 - Instruções para realização, classificação, reapreciação, reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2017 INFORMAÇÕES SOBRE EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA


 


 

 

 

info 3-512

Utilização de Calculadoras Gráficas –

Novo Programa de Física e Química A e novo Programa de Matemática A

(Ler informação)

 


Actualizado em Sexta, 02 Junho 2017 11:19
 


Pág. 116 de 118
Design by Next Level Design Lizenztyp CC