Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Março 2015 - Mês da Saúde Oral no AESCD

 

Cartaz Saude Oral(pequeno)

Atividades a decorrer ao longo do mês de março no AESCD

Leitura e exploração dos livros “As mil cores do sorriso da Maria”, de Ana Daniela Soares, “Lavar, Escovar, Esfregar”, de Mick Manning, "Não quero lavar os dentes", de Raquel Pinheiro e " Toca a lavar os dentes", de Armelle Modérè

Exploração do DVD “Tom em Missão: Saúde Bucal” , do projeto SOBE

Jogo – SuperTmatik, Quiz Educação alimentar

Criação de histórias digitais

Construção de um painel “Saúde Oral e Alimentação”, baseado no livro do projeto SOBE

Construção de jogo “Corrida para o sorriso dos mil brilhos”, do livro “As mil cores do sorriso da Maria”, de Ana Daniela Soares

Distribuição de pequenas dicas com conselhos de uma “Boa Saúde Oral e Alimentação Saudável”

E muito mais…..

Actualizado em Terça, 03 Março 2015 11:48
 
9D...ZINE


O primeiro número da 9D...ZINE, a fantástica magazine da Educação Visual da turma D do 9ºAno, do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Com periodicidade mensal e publicação exclusivamente infográfica e online, a fanzine cumprir-se-á enquanto "objeto artístico" e consequentemente de comunicação, apenas quando transformada em "coisa pública", expondo aos olhos dos mais diversos "recetores" as "mensagens" que encerra.

Fanzine

(clicar na imagem)

Actualizado em Terça, 03 Março 2015 11:41
 
Encontro com Sara Norte

 

Cartaz

 
E foi assim, o Pedro Seromenho na nossa Biblioteca...

 

 pedro-seromenho 1314556769

No âmbito da atividade Encontro com Escritores, as Bibliotecas dos Centros Escolares do Agrupamento receberam ontem, dia 23 de fevereiro/2015, o escritor/ilustrador e também editor, Pedro Seromenho.

Não é sempre que recebemos na mesma pessoa, a capacidade de escrever e ilustrar as palavras e foi, com grande entusiasmo e alegria, que os alunos dos 4ºanos estiveram envolvidos nesta atividade.

Comunicador nato e contador de histórias que cativa e envolve facilmente miúdos e graúdos, através da sua voz meiga, acompanhada pela magia das suas mãos, tornaram este dia inesquecível.

Com o menino que queria crescer rapidamente, a ervilha que queria partir à descoberta, as histórias sucederam-se umas às outras, contadas pelo nosso escritor: percursos da sua vida, sonhos e magia, foram os ingredientes necessários para que os olhos fitados dos nossos alunos percorressem atentamente, tanto no escritor como os desenhos que fluíam naturalmente da sua mão.


Obrigado Pedro, pela espantosa sessão de sonhos que trouxeste às nossas bibliotecas!



Actualizado em Terça, 24 Fevereiro 2015 10:04
 
Passatempo "Um ovo por inventar"

Concurso

O ovo tem poderes que vale a pena descobrir: ajuda a crescer, é saboroso, nutritivo, económico e fácil de cozinhar. O ovo é muito versátil – esse é o PODER DO OVO!

A Derovo em parceria com a Direção Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura lançaram este passatempo "Um ovo por inventar", em que as escolas teriam que criara uma escultura em que o ovo fosse a peça central.

Como o nosso Agrupamento gosta muito de desafios, os nossos alunos do Pré-Escolar do Centro Escolar Centro orientados pelas Educadoras Ana Maria, Bela Filomena e Isabel Viegas em parceria com o professor de Educação Visual Joaquim Silva e a Biblioteca Escolar criaram a escultura "O Universo no Ovo!", para este passatempo.

OVO 1

 

Esta escultura encontra-se em exposição no facebook da Derovo em 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10153090656450011.1073741827.372491260010&type=1.


As 50 melhores farão parte de uma exposição de âmbito nacional em local a designar, e a melhor escultura será premiada com o jogo do “Super-OVO”. O “Jogo do Super-Ovo” é um jogo de tabuleiro de rua, inspirado no tradicional Jogo da Glória, onde os peões são os próprios jogadores que, de acordo com regras próprias, se deslocam no tabuleiro (tela de 5x5m) rumo à vitória. Trata-se de um jogo desenvolvido exclusivamente para este passatempo e que promete muita diversão!

Convidamos todos a votar!!!! Aceitem o desafio e ajudem a ganhar o “Jogo do Super-Ovo”!

Actualizado em Sábado, 21 Fevereiro 2015 00:58
 
Vinda do escritor Pedro Seromenho ao Agrupamento

 

cartaz seromenho

A leitura contribui de forma decisiva para o sucesso escolar e pessoal do seu educando. Assim, a família e a escola devem estar juntas na tarefa de criar nos alunos o gosto e hábitos regulares de leitura. Nesse sentido, vão realizar-se encontros com o escritor Pedro Seromenho, que virá às Bibliotecas Escolares dos Centros Escolares, no dia 23/fevereiro/2015, promovendo a leitura, através da apresentação de alguns dos seus livros. Estes livros encontram-se à venda nas Bibliotecas Escolares dos Centros Escolares. Caso pretenda que o filho(a) compre um livro, por favor, visite as nossas bibliotecas.


 


Pág. 114 de 131