Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Feira do Lavrador

 

Cartaz-Feiralavrador

 

Organização: Alunos dos Cursos CEF e Profissional de Restauração

Actualizado em Terça, 10 Março 2015 09:26
 
Orientação Escolar e Profissional

 

Orientacao Escolar2013

Exmo(a) Sr(a) Encarregado(a) de Educação

As atividades de Orientação Escolar e Profissional (OEP) procuram corresponder às necessidades sentidas pelos alunos, pais/encarregados de educação e professores, principalmente nos anos terminais de ciclos de estudos, no âmbito do processo de construção de projetos de vida e de tomada de decisão vocacional.
Assim, no sentido de ajudar os alunos dos 9º e 12º anos nesta tomada de decisão, decorrerão várias sessões de Orientação Escolar e Profissional (OEP), entre 9 e 13 de março, dinamizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), com o objetivo de desenvolver atividades de reflexão sobre si próprio e promover a informação escolar e profissional das várias saídas escolares e profissionais após o 12º ano. Deste modo, pretende-se que o aluno seja capaz de se colocar perante as várias alternativas escolares e as relacione com o mundo das profissões, fomentando competências autónomas e conscientes e apoiando-o na descoberta/construção do seu projeto vocacional.
Ao seu educando foi remetida informação sobre o calendário e horário da sessão de formação que lhe corresponde diretamente.
Convidamo-lo, assim, enquanto Pai/Encarregado de Educação para estar presente nesta sessão, de modo a poder fazer parte integrante do projeto vocacional do seu educando.
Para demais esclarecimentos, poderá contactar a Psicóloga Susana Santiago, através do número de telefone 232880050.

A Diretora do AESCD, Madalena Dinis

Actualizado em Domingo, 08 Março 2015 14:41
 
Mico da Câmara Pereira

santa combadao_final_2


Organização:

Curso Profissional de Serviço de Mesa da Escola Secundária de Santa Comba Dão.

 

 
Ciência na Escola


Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho

10993952 782266455196156_4495376405640742265_n


Projeto selecionado pelos Júris Regionais para a fase de desenvolvimento: 
Mobi-e para Todos!!

"Homem deve criar as oportunidades e não apenas encontrá-las"
(Francis Bacon)

Parabéns à equipa responsável pelo projeto!

 
Sessões de Hipoterapia


Crianças do AESCD com Necessidades Educativas Especiais em sessões de Hipoterapia

Com o objetivo de enriquecer a aprendizagem das crianças de Santa Comba Dão com Necessidades Educativas Especiais, teve início, no dia 3 de fevereiro, a primeira de muitas sessões de hipoterapia, em Viseu.

O projeto resulta de uma iniciativa da Associação de Pais de Santa Comba Dão, em parceria com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu (AHPV), o Agrupamento de Escolas (AESCD) e o Município de Santa Comba Dão.
O Agrupamento de Escolas, para além de proporcionar o devido enquadramento no horário letivo, faz acompanhar os alunos de uma Assistente Operacional, semanalmente. Por sua vez, o Município cede, gratuitamente, o transporte e o Motorista para as referidas deslocações a Viseu.
A Associação de Pais promoveu e articulou a iniciativa com os diversos parceiros, celebrando ainda um acordo com a AHPV que permite aos jovens aceder ao serviço de hipoterapia em condições muito vantajosas.
A hipoterapia é um método terapêutico e educacional que explora o contacto direto e os diferentes andamentos do cavalo, com o objetivo de promover o desenvolvimento psicossocial das crianças com necessidades educativas especiais. 
Os benefícios da hipoterapia são visíveis ao nível cognitivo, físico e psicológico: contribui para a estimulação da atenção seletiva e da concentração; permite a tonificação musculoesquelética, trabalha o equilíbrio, a postura e a respiração; promove o aumento da autoestima, da confiança, da tolerância à frustração e a diminuição da agressividade.

1506029 773171542772314_3213274924510810767_n_1 10610879 773171499438985_1572931074906260345_n_2

Actualizado em Quarta, 04 Março 2015 00:39
 
Concurso de Leitura "Estamos a LER+"

Logotipo (Estamos a ler)

Inspirado no Concurso Nacional de Leitura e levando em conta a necessidade de promover no Agrupamento o gosto pela leitura e o contacto com os livros, a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) promove, a partir deste ano letivo e anualmente, o Concurso de Leitura, Estamos a Ler +.

Tendo como objetivo primordial, estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º (3º e 4ºanos) e 2º (5º e 6ºanos) Ciclos do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino do concelho de Santa Comba Dão.

 O Concurso decorrerá em duas fases diferentes:

1ª Fase, a realizar nas escolas/Turmas (encontra-se a decorrer).

2ª Fase, a realizar numa das Bibliotecas das Escolas do Agrupamento (Semana da Leitura).

RBSCDnovo(pequeno)

 


Pág. 113 de 131